Carta de Natal: CONAPE 2022 culmina em compromisso coletivo em defesa da educação pública APP-Sindicato

Os três dias de programação se deram justamente num período marcado por contínuos ataques de Bolsonaro ao financiamento da educação

Crédio: Divulgação CPERS

APP-Sindicato presente na Conape. Juntos(as) pela defesa da escola pública e pelos direitos dos(as) educadores(as). Esperançar! Crédito: Divulgação Conape 2022.

Após três dias de intensa programação e debates, a CONAPE 2022 foi encerrada neste domingo (17), em Natal. Trabalhadores e trabalhadoras da educação de todo o Brasil, incluindo a comitiva da APP, aprovaram uma carta-compromisso em defesa da educação pública.

Algumas das bandeiras presentes na carta incluem a revogação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que congelou investimentos na educação e outras áreas, a contrariedade às renúncias fiscais que fragilizam políticas sociais, a retomada dos investimentos na educação pública e a revogação do Novo Ensino Médio.

Confira a leitura da Carta:

“Propomos uma plataforma em defesa do Estado democrático de direito, em defesa das instituições republicanas, da vida e da soberania popular, dos direitos sociais e da educação, que mobilize ainda mais o amplo setor da sociedade”, diz trecho da Carta ao citar as principais pautas das entidades que compõem o FNPE e que assinam o compromisso.

Na sexta-feira (15), a abertura da programação levou às ruas de Natal mais de 5 mil educadores(as) em marcha por nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire. A APP-Sindicato esteve presente com uma comitiva composta por dirigentes estaduais e dos núcleos sindicais.

No sábado, atividades autogestionadas, apresentação de trabalhos acadêmicos e plenárias dos eixos ocorreram ao longo de todo o dia. As propostas debatidas em cada eixo foram levadas e aprovadas na Grande Plenária de domingo, que deliberou sobre o documento final e as moções.

Os três dias de programação se deram justamente num período marcado por contínuos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao financiamento da educação.

O presidente trabalha para aprovar o Projeto de Lei Parlamentar (PLP) nº 18/2022, que tira recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Na programação, homenagem para Marcelo Arruda, pela paz e justiça!

2022 teve participação internacional

Yamile Socolovsky, secretária de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Docentes Universitários (CONADU), Combertty Rodriguez, coordenador Regional Principal da Internacional da Educação na América Latina e Eduardo Pereyra, secretário de Relações Internacionais da Central de Trabalhadores da Educação da República Argentina – CTERA, Argentina, falaram no encerramento sobre a importância da Conape e do Brasil para as trabalhadoras e os trabalhadores da educação para América Latina.

> Veja o vídeo da Yamile Socolovsky

> Veja o vídeo do Comberetty Rodriguez

> Veja o vídeo de Eduardo Pereyra

> Veja Playlist CONAPE 2022 (todos os vídeos)

Confira fotos da Conape 2022

> Veja também a nova edição da Revista Retratos da Escola, lançada durante a Conape, com o tema Novo Ensino Médio lançada durante a Conape (clique aqui).

*Com informações da CNTE