Os(as) educadores(as) de todo Estado encerraram hoje a Semana Pedagógica que marca o início do segundo período do ano letivo. A Caravana pela Educação já passou por diversos Colégios Estaduais durante esse período e contribuiu com o debate sobre os ataques que a educação vem sofrendo no país. A Caravana continua até o fim do mês agosto, passando por diversas cidades do Paraná.
A APP-Sindicato continua denunciando a tentativa de desmonte que a educação vem sofrendo. Em um material específico sobre os temas, o sindicato explica quais os danos que a educação e a saúde devem sofrer com a aprovação da PEC 241 e o PL 257, além de organizar a luta para as próximas mobilizações da educação.
De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato, professor Mário Sergio, é preciso dar um panorama geral sobre a educação para a categoria. “No microrganismo, que é a escola, você fica tentando resolver, com professores e funcionários, aquilo que é um problema social, aquilo que é uma visão de Estado da educação. A gente procura a melhor solução possível, mas se não houver uma decisão coletiva, em nível de política de Estado, você não consegue superar sozinho essas questões. Quando a gente visita a escola, a gente tira o professor e funcionário, naquele momento, do seu micromundo, para o macro, que é o nível de política de Estado”, explica.
Na tarde desta sexta-feira, os dirigentes do Núcleo Sindical Curitiba Sul, a professora aposentada Marta Geron, e o professor e pedagogo Clau Lopes, acompanharam a direção estadual na Caravana em visita ao Colégio Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo. Para Clau Lopes, a iniciativa é extremamente importante para a relação entre a base e a APP. “A relação da APP junto com os educadores é de suma importância, pois possibilita que a categoria ouça e compreenda sobre o cenário político atual e sane suas dúvidas sobre os ataques à educação”, comenta.
Continue acompanhando a Caravana pela Educação. Confira o cronograma:
7, 8 e 9 julho – Umuarama, Paranavaí, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu.
28, 29 e 30 de julho – Curitiba Norte, Curitiba Sul, Londrina, Francisco Beltrão e Pato Branco.
4, 5 e 6 de agosto – Metropolitana Sul, Paranaguá, Cascavel, Apucarana e Arapongas.
10, 11, 12 e 13 agosto – Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Maringá, Ivaiporã, Mandaguari, Cambará, Jacarezinho e Cornélio Procópio.
18, 19 e 20 de agosto – Campo Mourão, Cianorte, União da Vitória, Irati, Assis Chateaubriand e Toledo
25, 26 e 27 de agosto – Curitiba Norte, Curitiba Sul, Metropolitana Norte e Metropolitana Sul.