Dirigentes estaduais e regionais da APP-Sindicato passaram com a Caravana da Educação, nos dias 3 e 4 de abril, em aproximadamente 30 escolas dos municípios que contemplam os Núcleos Sindicais de Cambará e Cornélio Procópio.
Com o jornal mural da APP em mãos, a atividade envolveu debates com a participação de nove dirigentes estaduais, juntamente com dirigentes regionais do Sindicato, para fortalecer a campanha salarial e a jornada de lutas de 2024, além de convocar a categoria para a Assembleia Estadual, no próximo dia 13.
“Nas conversas foi possível fazer o debate sobre a data-base, a questão financeira da defasagem salarial de 34%; a situação dos QFEB e também a pauta educacional, que considera essa onda de privatização e plataformização, fechamentos de turmas, turnos e até de escolas”, resume Sidineiva Gonçalves de Lima, secretária de Organização da APP.
Neste ano, a Caravana inovou no formato para contemplar um maior número de Núcleos Sindicais e envolver mais dirigentes regionais – e que convivem com a realidade de cada local.
“O pessoal se sente lembrado e visto pela direção. Essas visitas possibilitam uma relação mais afetuosa, aproximando mais a direção estadual da categoria”, explica Sidneiva.
Novas sindicalizações: quando nós nos unimos, outra educação é possível
Caravana da EducaçãoO projeto Caravanas da Educação começou em 2016, com visitas às escolas dos 29 Núcleos Sindicais da APP. O objetivo é levar o Sindicato para dentro das escolas e oportunizar o debate da pauta da categoria e sobre a situação das escolas no âmbito local e estadual.