Uma das deliberações da Assembleia, no dia 31 de outubro, foi a ida de uma delegação da APP-Sindicato à Brasília, com o intuito de acompanhar a Audiência Pública da MP 746, que altera o Ensino Médio nas escolas públicas de todo o país.
A caravana da APP-Sindicato chegou em Brasília na manhã de hoje (09), com aproximadamente 40 pessoas entre dirigentes do sindicato, professores(as) e estudantes. A delegação conseguiu entrar para participar da Audiência Pública que debateu a MP na Comissão de Educação do Senado.
Uma delegação do Paraná, com estudantes, chegou para acompanhar a sessão que debate a PEC 55 e foi barrada pela polícia. A secretária Geral da APP-Sindicato, Vanda Santana, conta que houve violência contra os(as) alunos(as). “Quando chegou uma delegação maior, o Senado não autorizou a entrada de mais estudantes e a polícia legislativa agiu com muita repressão. Não teve diálogo, teve muita violência e os estudantes não puderam entrar. Depois, com intermédio de alguns senadores, houve uma negociação e foi liberado o acesso de mais estudantes para acompanhar a audiência da MP”, explica.
A caravana vai acompanhar a audiência da MP 746 na Comissão Mista, formada por deputados(as) federais e senadores(as) nesta tarde. No fim do dia, haverá uma reunião com deputados(as) federais do Paraná. A delegação deve voltar para Curitiba ainda nesta quarta-feira.
Assista ao vídeo do momento em que a polícia age com violência contra os(as) estudantes. Crédito do vídeo: Revista Fórum