A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas até o dia 19 de fevereiro para selecionar professores(as) da educação básica interessados(as) em participar de um curso de capacitação no Canadá.
São 102 vagas distribuídas entre as cinco regiões do país. O resultado final da seleção será publicado em abril e o embarque dos(as) contemplados(as) está previsto para junho.
Um dos requisitos é não possuir diploma em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado). As inscrições são gratuitas e efetuadas por meio do envio de documentos e preenchimento do formulário de inscrição online. Veja os links no final desta notícia.
O curso
O curso é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) e tem a duração de oito semanas, com aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e a gestão de sala de aula. Um detalhe importante do edital é que os(as) bolsistas serão multiplicadores(as) das metodologias que conhecerão no exterior.
Trata-se do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá. O objetivo é promover a capacitação de professores(as) em efetivo exercício nas escolas públicas. Este é o segundo edital deste acordo de cooperação internacional. O primeiro foi lançado em fevereiro de 2019.
Benefícios
Os(as) professores(as) selecionados terão direito à passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo, seguro-saúde, deslocamento no trajeto aeroporto – universidade – aeroporto, curso de formação, material didático e alojamento em casa de família canadense – uma modalidade de hospedagem conhecida como homestay, na expressão inglesa.
A turma convocada ainda poderá ganhar passagem aérea e hospedagem em território nacional, caso haja um encontro de orientação anterior à partida para o curso.
Seleção
O processo de seleção ocorre em duas etapas. Uma análise técnica e uma análise de mérito. As vagas serão distribuídas por região, da seguinte forma: Norte e Nordeste terão direito a 21 vagas cada, enquanto as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficam com 20 vagas, cada uma. Dentro de cada região, as vagas serão oferecidas por tipo de atuação do(a) professor(a).
Requisitos e condições
- Exercer o cargo de professor(a) em escola da rede pública de educação básica;
- Ser concursado(a) e estar com o estágio probatório concluído até o último dia do período de inscrição previsto no Cronograma deste edital;
- Atuar como docente em sala de aula;
- Não estar de licença ou afastado de suas atividades laborais;
- Possuir diploma de licenciatura;
- Não possuir formação/titulação em nível de pós-graduação stricto sensu;
- Comprovar conhecimento em nível básico da língua inglesa;
- Ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a) residente no Brasil com visto permanente;
- Cadastrar seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível em eb.capes.gov.br, com todas as informações referentes à sua formação acadêmica e à sua atuação profissional na educação básica;
- Elaborar um projeto de intervenção pedagógica a partir da sua própria experiência profissional, a ser desenvolvido em sua escola após o retorno ao Brasil;
- Assumir o compromisso de realizar atividade de disseminação dos conhecimentos, bem como participar como multiplicador(a), quando solicitado(a) pela Capes ou pela secretaria de educação à qual está vinculado;
- Não receber ou ter recebido bolsa ou benefício financeiro de outras entidades para objetivos similares ao deste edital, sob pena de cancelamento do benefício e de ressarcimento dos valores pagos, conforme legislação aplicável à matéria; e
- Não ter participado do Programa SETEC-CAPES/NOVA ou de Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI/CAPL/Certificate) ou de edições anteriores do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá.
Links disponíveis
:: Contato: e-mail [email protected]
Texto com informações da CCS/CAPES.