Campanha salarial: negociações avançam em reunião entre APP e secretário da Educação APP-Sindicato

Campanha salarial: negociações avançam em reunião entre APP e secretário da Educação

Não é definitivo, mas o governo sinaliza para a aplicação do reajuste do Piso do Magistério em todos os níveis e classes da carreira, uma das reivindicações da APP

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

Piso, Data-Base e carreira dos(as) funcionários(as) de escola estiveram entre os pontos centrais da segunda rodada da mesa de negociação entre APP e Secretaria da Educação, na tarde desta terça-feira (14).

Desta vez, os temas da campanha salarial – apresentados pelo Sindicato no dia 28 de fevereiro – foram debatidos diretamente com o secretário Roni Miranda.

“Ainda não temos respostas definitivas, mas há avanços significativos na pauta aprovada pela categoria”, comenta Walkiria Mazeto, presidenta da APP.

Sobre o Piso do Magistério, o secretário manifestou a intenção de aplicar o reajuste em todos os níveis e classes na carreira, uma das reivindicações do Sindicato.


“O governo já tem estudos orçamentários e de impacto que apontam para esta possibilidade”, disse Roni Miranda. A implantação, no entanto, ainda depende de negociações internas. Se efetivado sem novos achatamentos, o reajuste beneficiará também os(as) aposentados(as).


Já o índice de reajuste da Data-Base – que impacta em todo o funcionalismo – permanece em discussão e deve ser anunciado até maio. A APP, junto com o Fórum de Entidades Sindicais (FES), participou de reunião com a Casa Civil no último 8 para tratar do tema.

O FES pleiteia a Data-Base relativa aos últimos 12 meses de inflação acrescida de percentual que cubra as perdas acumuladas nos últimos seis anos.

Carreira dos(as) funcionários(as) de escola

A APP levou à mesa uma proposta de adequação da carreira dos(as) funcionários(as) de escola (QFEB) nos moldes da nova tabela salarial dos QPPE. A atualização garantiria aos(às) funcionários(as) – que não têm um Piso Nacional – um reajuste superior à Data-Base.



Roni Miranda reconheceu a necessidade de valorização do segmento e assumiu o compromisso de levar a proposta ao conjunto do governo.

Outra pauta da Jornada de Lutas abordada na reunião foi a realização de concursos públicos. O secretário informou que o concurso para professores(as) está em fase final de tramitação, e deve ser realizado ainda neste ano. Seed e APP devem aprofundar o debate sobre o modelo de concurso em futuras reuniões de trabalho.

Assembleia em abril

No primeiro sábado de abril (1º), a categoria realizará Assembleia Estadual em Curitiba para avaliar os avanços da pauta assegurados ao longo de março e deliberar os próximos passos da campanha salarial. Contate o seu Núcleo Sindical e participe!

MENU