Campanha Nacional chama atenção para os direitos das população idosa APP-Sindicato

Campanha Nacional chama atenção para os direitos das população idosa

APP-Sindicato aproveita a data como homenagem e também como forma de reflexão sobre a necessidade de políticas públicas e institucionais para população acima dos 60 anos

 

A longevidade e a qualidade de vida são as duas principais formas de medir a longevidade de uma população. No Brasil, a média de vida chegou aos 75 anos para homens e 79 anos para mulheres, de acordo com o último levantamento de dados do IBGE. Mas, em tempos de pandemia, de morosidade na vacinação e, no caso da rede pública de ensino, com muitos(as) professores(as) e funcionários(as) idosos(as) sendo convocados(as) a trabalhar sem a imunização completa, como falar em respeito e esperança de vida?

O objetivo deste 15 de junho é criar uma consciência a nível social e político sobre a existência das diversas formas de violência contra os(as) idosos(as) e, ao mesmo tempo disseminar a ideia que não é normal e aceitável a degradação da saúde, da segurança e da moral das pessoas com mais de 60 anos.

No Paraná, até o início de junho, apenas 51% da população idosa teve acesso a segunda dose da vacina contra o Coronavírus. Um número ainda insuficiente para garantir o mínimo de condições básicas de saúde para uma das camadas mais suscetíveis ao vírus.

Para a secretária de Aposentados(as) da APP-Sindicato, professora Valci Mattos a educação prestada no ensino básico, fundamental e médio é uma importante ferramenta na luta contra a negligência e a violação com o direito dos(as) mais velhos(as). “No Paraná, a APP-Sindicato luta arduamente pelo devido respeito a população idosa No funcionalismo, passa a ser instrumento de violação quando as autoridades retiram da aposentadoria o direito alimentício, que é o reajuste do seu salário. A nossa data-base está defasada. É tambpem violência quando dificulta o acesso à saúde; quando usa de aparato policial em nossas mobilizações pacíficas e quando demora a oferecer a vacinação em plena pandemia”, reforça a professora.

A APP-Sindicato aproveita a data para salientar que é impossível falar em direitos respeitados sem avaliar a esfera governamental com suas políticas neoliberais e genocidas. Dia 15 de junho é o Dia de Conscientização e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, e dia de avaliar os relacionamentos familiares e institucionais em relação aos(às) idosos(as).  Afinal, todos e todas tem o direito de serem felizes até o último minuto de suas vidas.

#VidasIdosasImportam

Disk Idoso Paraná 0800 41 0001: serviço telefônico gratuito que presta informações e orientações sobre os direitos da pessoa idosa, recebe elogios e sugestões sobre serviços públicos e faz encaminhamentos de denúncias referentes à violação de direitos.

Disk 100: canal telefônico gratuito para denúncias referente a qualquer tipo de violação de direitos aos(às) vulneráveis.

Veja aqui a Cartilha dos Direitos da Pessoa Idosa (versão atualizada).

MENU