Campanha chama a atenção para os direitos da população idosa

Campanha chama a atenção para os direitos da população idosa

APP-Sindicato aproveita a data como homenagem e também como forma de reflexão sobre os impactos do sistema previdenciário no Paraná na vida dos(as) idosos(as)

Neste sábado (15), a data é marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O objetivo desta data é criar uma consciência a nível social e político sobre a existência das diversas formas de violência contra os(as) idosos(as) e, ao mesmo tempo, disseminar a ideia que não é normal e aceitável a degradação da vida e da moral das pessoas com mais de 60 anos. Mas como falar em  direitos e respeito quando a situação previdenciária no Paraná configura-se como uma violação financeira aos(às) idosos(as)?

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

Em 2019, o governo aumentou a alíquota da contribuição previdenciária para 14%, inclusive sobre salários abaixo do teto do INSS, reduzindo a remuneração dos(as) servidores(as) ativos(as) e aposentados(as). Os(as) aposentados(as) do estado enfrentam o desafio adicional de contribuir novamente para a previdência. 

Para a secretária de Aposentados(as) da APP-Sindicato, Maria Adelaide, aqueles(as) nesta etapa da vida enfrentam desafios adicionais que ampliam a vulnerabilidade financeira. “Impacta e muito os vencimentos das pessoas idosas, com necessidades específicas nessa faixa de idade já tão vulnerável”, explica.

A desigualdade nos reajustes é evidente, com aposentados(as) com paridade recebendo 13,25% e novos(as) aposentados(as) apenas 5,79% de aumento. Isso reflete uma injustiça sistêmica que prejudica os(as) aposentados(as), comprometendo sua dignidade e bem-estar.

Realidades

Só nos cinco primeiros meses deste ano, o Disque 100 recebeu mais de 74 mil denúncias de violência contra idosos(as). Ao todo, foram contabilizadas cerca de 450 mil violações de direitos. Na comparação com o ano passado, os dados oficiais apontam um aumento de 38% nas denúncias e de 18% nos registros de violações de direitos. Em 2023, foram mais de 53 mil denúncias e mais de 380 mil violações, somente no primeiro semestre.

Como evidenciam os números, a violência contra a população idosa é uma realidade cruel e ocorre de várias formas, como negligência, abandono, violência física, psicológica e violência financeira ou material.

Denuncie. Disque 100!

As situações de violência contra idosos(as) podem ser denunciadas nas delegacias e Polícia Militar, por meio do 190 ou no Disque 100. 

Também é possível denunciar pelos aplicativos de mensagem. No Telegram, digitando “Direitoshumanosbrasil” na busca, ou pelo WhatsApp (61) 99611-0100, do Disque Direitos Humanos.

Com informações do Ministério dos Direitos Humanos.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU