Câmara de Maringá repudia fechamento de turmas do período noturno no Paraná APP-Sindicato

Câmara de Maringá repudia fechamento de turmas do período noturno no Paraná

Vereadores aprovaram moção de repúdio que será enviada ao governador Ratinho Junior

Plenário da Câmara Municipal de Maringá - Foto: CMM

Os vereadores de Maringá, terceira maior cidade do Paraná, aprovaram na manhã desta terça-feira (3) uma moção de repúdio contra a decisão do governo Ratinho Junior de fechar turmas do período noturno na rede pública de ensino em todo o estado.

A situação foi denunciada pela APP-Sindicato em novembro e tem causado indignação de professores(as), funcionários(as) e comunidade escolar, preocupados com os prejuízos dessa medida para toda a sociedade.

De acordo com comunicado da Secretaria de Estado da Educação (Seed), a partir de 2020 estudantes do período noturno serão remanejados para o período diurno. A pasta justifica a iniciativa alegando que o índice de evasão escolar em 2018 teria sido de 17,6% nas turmas da noite, contra 3,6% no diurno.

“Isso representa, com absoluta certeza, o fechamento de turmas, pois o aluno que estuda no período noturno o faz justamente por uma necessidade especial, normalmente relacionada à necessidade de trabalhar e ajudar financeiramente sua família, de sorte que tal aluno não vai se matricular no período da manhã e, embora possa procurar outros meios de estudar, irá, muito provavelmente, desistir da educação, tão necessária para o seu crescimento pessoal e social”, diz um dos trechos da moção.

A manifestação dos vereadores maringaenses também cobra do governo do Estado valorização do ensino público e aponta caminhos para redução da evasão escolar. “É preciso valorizar o profissional escolar para que a evasão seja revertida. É preciso dar ao aluno condições para que ele sinta prazer em estudar, e, assim, concluir
os seus estudos.”

A moção foi incluída na pauta de votação em regime de urgência e recebeu 10 votos favoráveis e 3 contrários. De acordo com o requerimento, o repúdio será enviado em nome da Câmara Municipal Maringá ao governador Ratinho Junior. veja abaixo como votou cada um dos vereadores presentes à sessão.

:: Leia aqui a íntegra da moção.

:: Votaram à favor da moção de repúdio
Altamir dos Santos (PSD)
Belino Bravin (PP)
Carlos Mariucci (PT)