Calendário Escolar antecipa férias e retira dias do recesso dos(as) professores(as) em dezembro APP-Sindicato

Calendário Escolar antecipa férias e retira dias do recesso dos(as) professores(as) em dezembro

Além disso, o calendário prevê distribuição de aulas aos(às) professores(as) no final de janeiro e início de fevereiro

O calendário escolar divulgado nessa segunda-feira (22) pela Secretaria da Educação antecipa o início das férias para 24 de dezembro deste ano, o que retira oito dias do recesso dos(as) professores(as). Além disso, o calendário prevê distribuição de aulas aos(às) professores(as) no final de janeiro e início de fevereiro, na sua maior parte de forma remota.

“Reafirmamos nossa contrariedade ao método da Seed de impor um calendário sem ouvir a categoria. Retiraram 8 dias de recesso em dezembro de 2021 e em janeiro serão apenas 20 dias de férias. Isso tira da categoria o direito de descansar, de aproveitar esses 30 dias de janeiro para estar com a família e cuidar um pouco da sua própria vida sem se preocupar em ficar atento a um chamado da escola”, avalia Vanda Bandeira Santana, secretária Geral da APP.

“Nossa Secretaria de Assuntos Jurídicos está analisando as providências cabíveis a serem tomadas”, completa.

Já em 2022, o calendário prevê 30 dias de férias e 30 de recesso, conforme previsão legal. As aulas vão até 8 de julho e recomeçam no dia 25, com o momento para planejamento e estudo na quinta e sexta-feira anteriores, dias 21 e 22 de julho.

A APP defende que a Seed tenha um planejamento das turmas de modo a garantir a distribuição de aula em dezembro, antes das férias. O calendário divulgado pela Seed prevê que não haverá atividade nas escolas aos sábados, o que é considerado positivo pelos(as) profissionais da Educação.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

“O calendário escolar deve ser cumprido igualmente por todos(as) e não apenas por professores e estudantes. É importante que os(as) funcionários(as) de escola, independentemente de seu vínculo, também tenham a possibilidade de cumprir o calendário escolar, pois são todos profissionais da educação”, afirma Nádia Brixner, secretária de Funcionários da APP.

O calendário escolar de 2022 para a Rede Pública Estadual de Ensino prevê que as aulas iniciam no dia 7 de fevereiro – os dias 3 e 4 serão dedicados a planejamento e estudo para os(as) professores(as). O término das aulas, garantindo os 200 dias letivos, será em 20 de de dezembro.

>> Baixe o calendário escolar em PDF

MENU