Cada dia uma luta, após 70 anos uma biografia com esperança para o futuro

Cada dia uma luta, após 70 anos uma biografia com esperança para o futuro


Lançamento do livro, da música e da Conferência de Educação do Sindicato, entre outros momentos festivos e marcantes para registrar a intensa realidade da APP-Sindicato desde a sua fundação. Passado um mês da data comemorativa oficial, muitas outras lutas já marcam a vida institucional para os próximos capítulos e registros.

A educação paranaense está muito bem representada e na cobrança a favor dos direitos da classe trabalhadora e da qualidade do ensino público. A bandeira simbólica da entidade é um verdadeiro grito a favor da isonomia para todos(as) e sem privilégios para representantes que foram eleitos(as) pela população.

Coincidências da vida ou ironias do destino, completar um mês de aniversário após os 70 anos, mais um registro para aprofundar a história: Seminário sobre Assédio Moral e Adoecimento dos(as) Educadores(as). E quem irá dizer que a APP não representa a categoria mais atacada pelo governo do Paraná? Todo assunto vira debate e um alerta para a sociedade, afinal, ninguém está imune às maldades alheias.

Pedras no meio de caminho, um atalho a ser percorrido!

Uma verdadeira linha cronológica da APP. Entre abril e maio, alguns equívocos do governo do Estado como cálculos não exatos para justificar o não pagamento dos salários atrasados dos(as) servidores(as) públicos(as). Quando a realidade do orçamento público do Paraná – e que pode ser conferida no Portal da Transparência – revela outros números condizentes com o acumulado de 8,53% (data-base) aos(às) servidores(as). Contra calote a APP denuncia!

Quando parte do funcionalismo vai receber a data-base e a outra não? É uma questão que merece ser respondida pelo executivo paranaense. Já tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) a proposta de reajuste salarial para compensar as perdas da inflação no último período. Mas a desigualdade prevalece e não será para todos(as) os pagamentos.

Será que para isso é preciso descontar da folha de pagamento os dias de greve da educação? A reposição de alguns dias já foi conquistada pela APP-Sindicato. Desistir jamais!

Greves sim! Já que diálogos são escassos e os monólogos ganham a vez, a sociedade precisa ouvir as duas versões das histórias. Protagonistas da vida real! Justa a Greve Nacional dia 28 de abril, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Centrais e Movimentos Sindicais. O Brasil e o Paraná tem representatividade popular, ainda bem!  Contra as reformas Trabalhista e Previdência, aposentadoria para todos(as) e, regionalmente, contra a Resolução 113/2017 (Resolução da Maldade) – uma Audiência Pública foi registrada com depoimentos de professores(as) e funcionários(as) públicos(as) enfatizando o que está ocorrendo em cada caso.

Ato Simbólico da APP na véspera de completar dois anos do “Massacre do Centro Cívico”, na Praça Nossa Senhora da Salete. Na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi o cenário ideal para a ação da APP em memória ao dia e às vítimas. Com 50 cavaletes expostos, o conteúdo da vida real para a sociedade contou com peças visuais e depoimentos emocionantes de professores(as) e funcionários(as) que vivenciam o dia a dia das escolas públicas paranaenses. A região central de Curitiba como palco da verdade!

Além disso, o Ocupa Brasília ganhou força e reforço de caravanas de todo o país. A capital paranaense, no dia 24  de maio, foi dominada por mais um momento de união e resistência contra as reformas do governo Temer.

A Caravana pela Educação da APP-Sindicato é acelerada e recheada de conhecimentos, projeto iniciado em 2016, e que em meados de maio de 2017 retomou a ação com a finalidade de aproximar a comunidade escolar, educadores(as) e representantes do Sindicato para analisar a conjuntura local junto à estadual e nacional.

A APP tem conteúdo didático para toda a sociedade e perpetuará disseminando conhecimentos e trocando experiências a todo vapor. O Paraná tem uma entidade de peso e com verdade! No sábado que se aproxima, dia 3 de junho, mais uma Assembleia Estadual pontuará questões da categoria e deliberações para o período que segue.

MENU