Bombas do helicóptero de Richa chegam à ONU

Bombas do helicóptero de Richa chegam à ONU


Fonte: Blog do Valdir Cruz

As bombas lançadas do alto sobre os professores, no massacre do dia 29 de abril, vieram do helicóptero de uso exclusivo do governador Beto Richa. O Ministério Público do Paraná está investigando mais este crime. E nesta segunda-feira (01), um grupo de professores de São Paulo, solidários aos paranaenses, levou documentos à sede da ONU na capital paulista denunciando a perseguição dos governos tucanos aos professores e à educação pública. No dia 29 de abril passado, a mando de Richa, a PM atacou ferozmente os professores acampados no Centro Cívico, em Curitiba. Entre os feridos, os que apresentavam machucaduras com maior gravidade, foram atingidos a partir de munição que vinha do ar, lançadas por um helicóptero. Ao cair sobre a multidão,  as bombas  pesavam cinquenta vezes mais do que o peso original. Este helicóptero, de prefixo PR HBZ, só levanta voo com ordem expressas do gabinete do governador. Isso significa, de duas uma: ou a ordem do ataque covarde aos professores foi dada diretamente por Beto Richa ou ele concordou com tudo, a ponto de ceder o próprio helicóptero para lançar bombas e outras munições sofre a massa humana reunida no Centro Cívico.

Diante da evidência de que se tratava do helicóptero do governador, o deputado Rasca Rodrigues (PV) fez requerimento pedindo informações sobre as aeronaves que sobrevoavam a manifestação dos professores, já que havia mais de uma. Porém, a assessoria da diretoria da Casa Civil encaminhou e-mail com resposta, informando a existência de apenas um helicóptero, o do Gaecco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), o conhecido Falcão 02. A suspeita de que o governo Richa escondia algo aumentou. Por que não informaram  nada sobre s presença do helicóptero  azul de prefixo PR HBZ, que todos viram, fotografaram e filmaram? Confira aqui o ataque selvagem que veio do céu.

Bombas: helicóptero escondido

Já o deputado Requião Filho (PMDB) vai mais longe: “Por que o silêncio sobre o helicóptero de prefixo PR HBZ? Por que escondem e não querem divulgar informações sobre seu voo e sua tripulação? De quem é este helicóptero? Estava alugado? A serviço de quem estava sobrevoando?

Numa consulta ao site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) obtêm-se as informações que o governo Richa sonega:

MATRÍCULA: PRHBZ
Proprietário:
BB LEASING S.A ARREND. MERCANTIL
CPF/CGC:
31546476000156
Operador:
GOVERNO DO PARANA – CASA MILITAR
CPF/CGC:
14788457000117
Fabricante:
EUROCOPTER FRANCE
Modelo:
EC 130 B4
Número de Série:
7509
Tipo ICAO :
EC30
Tipo de Habilitação para Pilotos:
EC30
Classe da Aeronave:
HELICOPTERO 1 MOTOR TURBOEIXO
Peso Máximo de Decolagem:
2427 – Kg
Número Máximo de Passageiros:
007
Categoria de Registro:
PUBLICA ADMINISTRACAO DIRETA ESTADUAL
Número dos Certificados (CM – CA):
21540
Situação no RAB:
ARREND.MERCANTIL/LOCACAO
Data da Compra/Transferência:
220213
Data de Validade do CA:
14/03/19
Data de Validade da IAM:
170316
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU