O índice decrescente de isolamento social é um dos pontos preocupantes do mais recente Boletim da Epidemia, elaborado pela APP-Sindicato com dados da Secretaria da Saúde do Paraná. Os números mostram que o isolamento caiu continuamente a partir da segunda semana de agosto. Depois de chegar a 50,2% no dia 15 (um domingo), o índice caiu para 46,7% na segunda-feira, para 45,5% na terça-feira e para 44,9% na quarta-feira (18 de agosto).
O isolamento social é a medida mais eficaz para interromper a circulação do coronavírus, o que leva a APP a reafirmar sua contrariedade com a volta às aulas presenciais no Paraná nesse momento. Os dados da Secretaria da Saúde apresentados em gráficos mostram curvas ascendentes de casos confirmados e de transmissibilidade do vírus, tanto no Paraná como no Brasil como um todo.
O gráfico com a evolução dos casos confirmados no Paraná mostra curva descendente até a primeira semana de agosto, quando a tendência se inverte e o número de casos passa a aumentar. O mesmo acontece no gráfico com os dados da evolução das taxas de transmissibilidade do vírus, que revela quantas pessoas são contaminadas por uma pessoa infectada com o coronavírus.
Enquanto o número de casos confirmados aumenta mais rapidamente, a vacinação avança devagar, mostram os números da Secretaria da Saúde. Até o dia 20 de agosto haviam sido vacinadas 2.840.062 pessoas com duas doses ou dose única no Paraná, o equivalente a 32,6% da população.