Blaise Musipere, ator congolês, promove Sarau dos Refugiados e Imigrantes em Curitiba no dia 25

Blaise Musipere, ator congolês, promove Sarau dos Refugiados e Imigrantes em Curitiba no dia 25

Blaise visitou a APP na manhã desta segunda-feira (20), Dia Mundial do Refugiado, para convidar a categoria e divulgar a programação.

Dia 25 de junho, sábado, das 10h às 18h, Curitiba recebe o Sarau dos Refugiados e Imigrantes no pátio da reitoria da Universidade Federal Do Paraná, no centro da cidade.

O evento é idealizado pelo ator congolês Blaise Musipere, reconhecido por atuações nas novelas da Rede Globo: ‘Nos Tempos do Imperador’, ‘Malhação’, ‘Novo Mundo’ e ‘Órfãos da Terra’. Blaise visitou a APP na manhã desta segunda-feira (20), Dia Mundial do Refugiado, para convidar a categoria e divulgar a programação.



Com entrada franca, o Sarau contará com arrecadação de roupas, alimentos e livros, música, poesia e meditação, além de serviço de assessoria cidadã ao imigrante, feira de artesanato, feira de gastronomia e desfile de roupas típicas. Até o dia 22, o evento está com inscrições abertas para artistas e expositores neste link.

Musipere chegou ao Brasil em 2008 graças a uma bolsa de estudos. Decidiu migrar porque não via perspectivas em seu país, assolado pela guerra e por conflitos patrocinados por nações ocidentais.

“Apesar de sofrer racismo e preconceito quase todos os dias, segui em frente e quero aproveitar as oportunidades que tive no país para mostrar a nossa cultura, dar esperança e força a todos os refugiados e imigrantes no Brasil”, conta Musipere.



Celina Wotcoski, secretária de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP, recepcionou Musipere e saudou a iniciativa, destacando a vocação histórica do Sindicato nas lutas sociais.

“A APP abraça a todos(as) que lutam pela igualdade, pela justiça e contra todas as formas de preconceito. Agradecemos pela aproximação e esperamos poder construir juntos futuras parcerias para auxiliar na integração de quem vem de fora em busca de uma vida melhor”, afirma Celina.


Em memória de Moïse Kabagambe

O evento também conta com a participação do ator e cantor sírio naturalizado brasileiro, Kaysar Dadour, que participou do reality show Big Brother Brasil e atuou nas novelas “Órfãos da Terra” e “Cara e Coragem”.

A ideia do Sarau dos Refugiados e Imigrantes surgiu da indignação diante do assassinato brutal do refugiado Moïse Kabagambe, no início de 2022, no Rio de Janeiro. A repercussão mundial do caso, a origem comum de Moïse e Musipere e a comoção diante das guerras de ontem e de hoje, inspiraram a atitude em criar um espaço de troca de experiências e socialização de refugiados e imigrantes.

Musipere veio a Curitiba com essa ideia e encontrou apoio das produtoras Verônica Menezes, Aoca Cultural, e Carol Azolin, Aoca Eco Arte, que acolheram de pronto sua proposta. 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU