Biblioteca Pública retoma prêmio para incentivar a produção de livros inéditos no estado APP-Sindicato

Biblioteca Pública retoma prêmio para incentivar a produção de livros inéditos no estado

Com premiação de 30 mil as inscrições vão até o dia 10 de novembro

Foto: Luiz Damasceno

A Secretaria de Estado da Cultura lançou nesta quinta-feira (21) o Prêmio Paraná de Literatura 2023. A intenção é incentivar a produção e circulação de livros que não foram divulgados anteriormente. Serão selecionadas quatro obras de diferentes gêneros: Romance, Contos, Poesia e Infantil. 

As inscrições são gratuitas e estão abertas até as 18h do dia 10 de novembro e podem ser realizadas no Sistema de Informações da Cultura. O(a) vencedor(a) de cada categoria terá seu livro publicado pela Biblioteca Pública do Paraná com tiragem de 1.000 exemplares, além de receber a quantia de R$ 30 mil. O edital está disponível no site da Biblioteca Pública

A última edição do prêmio foi realizada em 2018, os premiados foram Lourenço Cazarré, com o romance “Kzar Alexander, o Louco de Pelotas”, Raimundo Neto, com os contos de “Todo Esse Amor que Inventamos Para Nós”, e Daniel Arelli, com os poemas de “Lição da Matéria”.

Dúvidas podem ser encaminhadas para: [email protected]

 

Resistência

Em 2022, o governo Ratinho Junior propôs a extinção do regime especial da Biblioteca Pública, através do artigo 57 do PL 497. Na prática, a mudança acabaria com a autonomia orçamentária e administrativa da Biblioteca, transferindo a gestão à Secretaria de Estado da Cultura.

Felizmente, com a luta dos(as) trabalhadores(as), que constituíram uma Comissão Interna de Luta em Defesa da Biblioteca Pública, para denunciar à                                                                                                sociedade os impactos negativos do regime, o artigo foi removido da PL.

A instituição administra a rede de bibliotecas públicas do Paraná, envolvendo 482 bibliotecas municipais e oferece um amplo acervo cultural e literário a toda a sociedade.

Secretaria de Estado da Cultura lança prêmio com intenção de incentivar a produção e circulação de livros que não foram divulgados anteriormente. Serão selecionadas quatro obras de diferentes gêneros: Romance, Contos, Poesia e Infantil. 

 

MENU