Desvendar a fundação do Bairro Rebouças, que abriga a sede da APP-Sindicato, e fazer um paralelo reflexivo entre as histórias e suas origens. Voltar ao passado marcado por conquistas e surpreender-se com o que a memória nos ensina para balizar os conhecimentos da vida.
Desde 26 de abril de 2012, o Sindicato tem seu prédio próprio no Rebouças. A região leva o nome do engenheiro chefe da Estrada da Graciosa, Antônio Rebouças Filho, que também foi colaborador de outros empreendimentos locais como a Companhia Florestal Paranaense e a ferrovia que liga Curitiba ao Litoral.
A homenagem ao sobrenome não só em Curitiba, no Paraná e em outras regiões afora, traça a vida de dos irmãos baianos, os engenheiros negros Antônio Rebouças e André Pinto Rebouças. Além das construção, eles encabeçam lições para a vida por não medirem esforços na busca por projetos com foco em melhores condições para a população.
Assim, lembramos dos cálculos e pensamentos na construção logística de pontos fundamentais para o desenvolvimento e impulsionamento econômico, político e social. No final do século 19, o bairro Rebouças vai se propagando e se consolidando juntamente com a chegada da ferrovia que deu acesso às novas populações de imigrantes na região. A cultura e sua diversidade nos registros curitibanos. Filhos do deputado e advogado baiano Antônio Pereira Rebouças, com mais cinco irmãos. Netos da escrava alforriada Rita Brasília dos Santos e do alfaiate português Gaspar Pereira Rebouças.
Avanços para a capital paranaense e também para a representação de professores(as) e funcionários(as) da educação pública que tanto se dedicam para a qualidade do ensino responsável pela formação de milhares de jovens.
Seja com participação direta ou colaboração, pessoas são responsáveis por vários fatos importantes. A educação também merece destaque, pois como seria possível projetar sem estudos e dedicação? São anos de conhecimentos até a formação de um indivíduo e aí está o papel fundamental da escola.
A memória de historiadores(as) e estudiosos(as) contribui para traçar as linhas e vários bastidores das cidades. A capital do Paraná orgulhosamente também apresenta negros responsáveis por seus traços e consolidação para a sua construção.
Conhecer as raízes e relacionar fatos históricos com a vida atual são importantes para a APP-Sindicato, que tem uma Secretaria de Promoção de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, para seguir sempre na luta por direitos sem retrocessos.