Nesta terça-feira (31), às 9 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), será realizada a Audiência Pública com o tema “Lei Orçamentária Anual (LOA) e os Servidores Públicos”. O debate se concentra na queda de investimentos em educação, saúde e segurança, entre outras áreas de atendimento à população para o próximo ano.
O economista Cid Cordeiro ressalta que o governo do Paraná continua fazendo um ajuste fiscal para 2018. “Este orçamento revela que o governo segue projetando mal a receita. Trabalha com um cenário de quebra da receita e com a intenção de fazer ajuste fiscal em cima dos servidores – e de queda de investimentos nas políticas públicas sociais. Vamos debater e queremos mostrar aos deputados todos os problemas para ver se revertemos antes da votação da LOA, que acontece no final do ano legislativo”, destaca Cid Cordeiro.
Na ocasião, os(as) servidores(as) também vão apresentar as emendas às Leis Orçamentárias, entre elas: a dívida da data-base de 2017, a previsão do reajuste para 2018 e a recuperação dos recursos perdidos.
Ao que tudo indica, o ano de 2018 não priorizará novos investimentos em áreas fundamentais. Assim, o planejamento do limite de gastos contará com redução em nome do “equilíbrio orçamentário do Estado”. Discussão e divergências já apontadas por quem vivencia a realidade de servir e de precisar de atendimento público. A educação pública de qualidade direcionada à formação de milhares de jovens ficará como?
Entenda os números:
O orçamento previsto pelo governo do Paraná para o Ensino, em 2018, é de R$ 8,547 bilhões. Em 2017, o valor investido foi de R$ 9,567 bilhões. A variação corresponde a uma queda de 11% no investimento na área.
Leia mais: