Na próxima segunda-feira (16), por proposição do mandado do deputado Professor Lemos, será realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma audiência pública para debater o Plano Estadual de Educação.
A proposta da audiência é debater as metas estabelecidas pelo PNE que, inclusive, estabelece o prazo de um ano para que as entidades federadas (estados e municípios) aprovem planos correlatos, é o que explica o deputado Professor Lemos em seu blog, “precisamos com urgência desse debate, pois temos menos de quatro meses. O prazo é muito curto e vai exigir muito trabalho. É uma obrigação dos Estados e municípios participar ativamente da efetivação do PNE, por meio de seus próprios planos de educação”.
Retomando todo o processo realizado durante a greve geral da educação, suspensa no dia 9 de março, o deputado faz o convite para a audiência. “Quero aproveitar esse momento, em que saímos de uma vitoriosa greve, para convidar a todos para o debate do Plano Estadual de Educação e debater também os planos municipais. Teremos a presença do Ministério da Educação, do presidente do Fórum Nacional de Educação, da Confederação Nacional da Educação (CNTE), da APP-Sindicato, das nossas universidades e do Fórum Estadual de Educação. Queremos a presença de todos também aqui para debater o futuro da educação nos próximos 10 anos”.