Audiência Pública debate Data-Base e política salarial nesta terça na Alep APP-Sindicato

Audiência Pública debate Data-Base e política salarial nesta terça na Alep

Servidores(as) reivindicam recomposição justa e um planejamento do Estado para recuperar as perdas acumuladas

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove, nesta terça-feira (6), às 9h, Audiência Pública no Plenarinho da Casa para discutir a Data-Base e a política salarial dos(as) servidores(as) do Executivo. O evento é resultado de um pedido do Fórum das Entidades Sindicais (FES).

A Audiência Pública ocorre em um período crucial de definições para o funcionalismo. Nas próximas semanas, o governo do Estado deve enviar à Alep o texto de um projeto de Lei que autoriza o reajuste salarial dos(as) servidores(as) do Executivo, anunciado em 5,79%.

As categorias reivindicam uma Data-Base mais elevada, em especial considerando o percentual concedido aos(às) trabalhadores(as) do Judiciário, de 12,13%. O contraste entre a recomposição prevista e os 42% devidos pelo Estado desde 2016 também indigna os(as) servidores(as).

Enquanto o governo destaca a reestruturação das carreiras como prioridade, os(as) representantes do FES argumentam que a reestruturação, embora importante, não deve substituir a implementação de uma política de Estado para corrigir a defasagem salarial.

“Além de um reajuste digno para estancar e começar a recuperar as perdas salariais, nós defendemos que a Data-Base seja uma política de Estado, com planejamento prévio para que não seja necessário brigar todos os anos para obter o que é um direito”, explica Walkiria Mazeto, presidenta da APP-Sindicato.

A Audiência tem como proponentes os(as) deputados(as) Ana Julia Ribeiro (PT), Arilson Chiorato (PT), Dr. Antenor (PT), Goura (PDT), Luciana Rafagnin (PT), Professor Lemos (PT), Renato Freitas (PT) e Requião Filho (PT).

Data: 6 de junho
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná