Atriz Guta Stresser e APP firmam parceria para fortalecer vínculos entre educação e cultura

Atriz Guta Stresser e APP firmam parceria para fortalecer vínculos entre educação e cultura

Com espetáculo em produção, Guta e o diretor teatral Adriano Petermann visitaram nesta sexta-feira (25) a sede estadual do Sindicato em Curitiba

Educação e cultura sempre caminharam juntas e agora se fortalecem mutuamente com uma parceria entre artistas e educadores(as) por meio da APP. A atriz Guta Stresser e o diretor teatral Adriano Petermann visitaram, nesta sexta-feira (25), a sede estadual do Sindicato, em Curitiba, para alinhavar uma parceria com os(as) dirigentes.


A proposta se dá em torno da peça Os Analfabetos, protagonizada por Guta e dirigida por Adriano. A peça estreia em setembro e os termos do acordo devem envolver o uso da infraestrutura da APP pelos(as) artistas em troca de ingressos que serão sorteados(as) a educadores(as). Os detalhes ainda serão definidos.


Num segundo momento, a capilaridade da APP poderá ajudar a levar cultura aos municípios do interior, usando a estrutura dos Núcleos Sindicais, casas e colônias do Sindicato.   

“É um prazer fazer essa parceria. A arte ocupa um espaço que nenhum outro saber ocupa, ela tem o poder de tocar as pessoas em um lugar só ela toca. A educação e cultura são elementos transformadores”, disse Walkiria Mazeto, presidenta da APP.


Walkiria ressaltou a necessidade de integração de diferentes setores sociais, aproveitando os recursos disponíveis para avançar socialmente. “Não teria sentido a gente ter a estrutura que temos se não fosse a serviço de um projeto de sociedade que a gente quer”, afirmou.

A peça trata do analfabetismo emocional, adianta Guta, da incapacidade de lidar com os sentimentos. “Vai ser maravilhoso fazer a peça. Estou me sentindo em casa na APP, feliz por estar com essa parceria, com a certeza de que será frutífera para nós e esperamos que também para professores, funcionários e todo mundo do Sindicato”, diz.

Avaliando a conjuntura, Walkiria comentou com os artistas sobre a participação da APP no debate político dos anos recentes. “A gente tem uma atuação forte específica no tema trabalhista, mas a APP sempre fez uma disputa de modelo social e econômico e nos últimos anos isso tem se acirrado no Paraná. No processo eleitoral do ano passado tiramos posição política no processo eleitoral, entramos de corpo e alma pois estávamos disputando um projeto de sociedade”, disse.


“Para esse espetáculo a gente trouxe uma atriz muito importante, pois será a nossa eterna Polaquinha, do grande sucesso O Vampiro e a Polaquinha, de Dalton Trevisan, com direção do Ademar Guerra nos anos 90, mas também a Bebel da Grande Família, que está com a gente para trazer arte e educação”, diz Adriano Petermann.


“É uma satisfação muito grande estar no Paraná trabalhando cultura e educação”, diz Adriano Petermann. “Estamos em Curitiba, agora em parceria com a APP Sindicato, para trazer um espetáculo de teatro para o público paranaense. A gente deve estrear no final de setembro ou começo de outubro no Teatro Guaíra e daqui a pouco vamos estar convidando toda a comunidade de Curitiba e principalmente os filiados à APP”, completa.


Isso vai fechar em 5 segundos

MENU