Assembleia estadual neste sábado (21) vai avaliar negociações da campanha salarial e decidir os próximos passos da luta

Assembleia estadual neste sábado (21) vai avaliar negociações da campanha salarial e decidir os próximos passos da luta

Educadores(as) retomam assembleia extraordinária on-line para deliberar sobre respostas apresentadas pelo governo, após as mobilizações dos últimos dias

Conforme deliberação em assembleia estadual extraordinária da APP-Sindicato, realizada no último sábado (14), professores(as) e funcionários(as) de escola do Paraná se reúnem novamente neste sábado (21) para avaliar os avanços nas negociações com o governo e decidir os próximos passos da luta pela campanha salarial deste ano. A reunião será realizada de forma on-line, via plataforma Zoom, e vai deliberar também sobre indicativo de greve aprovado para iniciar na segunda-feira (23), caso o governo não apresentasse respostas às reivindicações da categoria.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

“A intensa mobilização dos últimos dias fez com que o governo apresentasse respostas aos itens da nossa campanha salarial. Os nossos pleitos passaram a tramitar com caráter de urgência e a liderança do governo afirmou na tribuna da Alep que todos os projetos que tratam das reivindicações dos servidores serão encaminhados para votação dos deputados dentro do prazo do calendário eleitoral”, explica a presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto.

Reivindicações

Além do pagamento da reposição anual das perdas da inflação (data-base), os(as) educadores(as) reivindicam reforma da carreira do magistério com equiparação salarial e correção das tabelas salariais e enquadramento por tempo de serviço da carreira dos(as) funcionários(as) de escola. Para os(as) aposentados(as), o pleito é de reposição salarial para todos(as), aprovação de lei que garanta correção específica aos(às) aposentados(as) sem paridade e fixação do desconto previdenciário somente para os valores acima do teto do INSS (R$ 8.475,54).

O pagamento de promoções e progressões, o descongelamento de quinquênios e anuênios congelados pelo governo Bolsonaro, durante a pandemia da Covid-19, também integram a lista de prioridades reivindicadas pelos(as) servidores(as). 

Pressão e avanços

As pautas da Campanha Salarial 2026 e o calendário de mobilizações foram aprovados pelos(as) educadores(as) em assembleia estadual realizada no dia 7 de fevereiro deste ano. Nos últimos dias a pressão foi intensificada diante dos prazos do calendário eleitoral deste ano que, para algumas reivindicações, requer o envio para votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) até o início do mês de abril.

Reunida em assembleia convocada pela APP-Sindicato, no dia 14 de março, a categoria aprovou o início de greve na rede estadual a partir do dia 23, caso o governo não apresentasse avanços nas negociações. Durante a semana, dois atos em frente à Alep reuniram servidores(as) de todas as regiões do estado, aumentando ainda mais a pressão sobre o governo e o diálogo com os(as) deputados(as) em busca de apoio. 

Marlei Fernandes, Walkiria Mazet e Jussara Ribeiro, dirigentes da APP-Sindicato – Foto: Gelinton Cruz / APP-Sindicato

Na avaliação da presidenta da APP-Sindicato, a cobrança deu resultados positivos. “Tivemos novas reuniões com secretarias e interlocutores do governo e o líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri, usou a tribuna para afirmar que todos os projetos com as pautas dos servidores devem ser encaminhados pelo governador dentro do prazo do calendário eleitoral para votação na Alep. Essa informação foi reafirmada pra nós após a reunião da Comissão de Política Salarial do governo e, nesta sexta-feira, temos novas reuniões sobre as tratativas da nossa proposta de equiparação salarial”, explica a dirigente.

Por se tratar de reinstalação da assembleia, os(as) educadores(as) inscritos(as) na assembleia do dia 14 de março não precisam fazer nova inscrição e receberão um novo link de acesso no e-mail cadastrado. Quem ainda não está inscrito(a) deve acessar o Sistema Minha Sindicalização, no site da APP-Sindicato, para garantir a participação. Em caso de dificuldades ou dúvidas, a orientação é ligar (via operadora telefônica) ou enviar mensagem via WhatsApp para o número (41) 2170-2500.

Antes da assembleia, o Conselho Estadual da APP-Sindicato se reúne, na sexta-feira(20), para debater os itens que serão analisados pela categoria no sábado. Os trabalhos do colegiado também vão acontecer de forma on-line.

>> Inscreva-se na assembleia: www.appsindicato.org.br/minhasind

:: Leia também

>> Líder do governo afirma que todos os projetos sobre o funcionalismo serão encaminhados à Alep
>> Ato dos(as) educadores(as) pressiona o governo e pauta discursos dos(as) deputados(as) na Alep
>> Educadores(as) aprovam greve na rede estadual a partir do dia 23 caso governo não avance nas negociações
>> APP-Sindicato convoca ato para segunda-feira (16) e aumenta pressão sobre o governo
>> APP-Sindicato convoca assembleia estadual para deliberar sobre a campanha salarial e possibilidade de greve

 

MENU