Na próxima quarta-feira (04), a categoria vai definir, em Assembleia Estadual, os rumos da greve dos(as) educadores(as) no Paraná. Apesar da insistente divulgação do governo de que a paralisação acabou e da pressão que os(as) educadores(as) estão sofrendo para voltar para as escolas, somente os(as) trabalhadores(as) é quem vão definir o futuro da mobilização.
A Assembleia Estadual da APP deve receber milhares de educadores e educadoras de todo o Estado. Até o dia da assembleia, os comandos de greve estão debatendo, em suas regiões, as propostas do governo sobre a pauta da categoria. Na terça-feira (03) será realizada a reunião do Comando Estadual de Greve com a participação do conselho estadual da APP.
Na última quinta-feira (26), o Comando Estadual de Greve definiu a convocação da Assembleia Estadual após avaliar as propostas apresentadas pelo governo. De acordo com o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, a greve continua e a resistência dos(as) educadores(as) é fundamental neste momento. “Estamos pedindo para que todos permaneçam firmes no movimento porque consideramos que são insuficientes as respostas que o governo apresentou até agora da nossa pauta de reivindicações”, explica. Hermes destaca que as escolas ainda não estão em condições de receber os(as) estudantes. “Também ouvimos vários diretores que apresentaram a incapacidade das escolas de receber os alunos nesse momento”, completa ele.
O presidente da entidade reitera que a categoria é quem vai definir o futuro da mobilização. “Na quarta-feira a Assembleia Estadual irá avaliar a greve e poderá definir tanto pela suspensão da greve quanto continuidade da greve por tempo indeterminado se assim a categoria considerar que seja necessário”. Além disso, Hermes destaca a importância do apoio de toda comunidade para garantir os avanços que a educação já havia conquistado no Paraná. “Queremos pedir o apoio da sociedade paranaense. Sabemos da dificuldade do atraso do ano letivo, mas queremos voltar para escola tanto com o direito dos educadores atendidos, quanto com infraestrutura nas escolas e professores e funcionários em condições de receber adequadamente quase um milhão de estudantes que estão matriculados na rede estadual do Paraná”, explica.
Localização – A assembleia será realizada no Estádio Durival Britto e Silva, também conhecido como Vila Capanema, em Curitiba. O ato deve começar às 8h30, na quarta-feira (04). Faixas indicativas estarão próximas ao estádio para auxiliar os(as) motoristas(as) de outras cidades que não conhecem a região. Os ônibus serão credenciados nos portões da Rua Pedro de Araújo Franco, para facilitar a organização no local.