O Núcleo Sindical da APP-Sindicato de Apucarana instalou dois outdoors da campanha “Sala de aula é lugar de aprender, não de contaminar!” como forma de protestar e alertar a população sobre o risco da disseminação do Coronavírus no ambiente escolar. Além dessas instalações, a campanha também conta com um carro de som, que leva à população a mensagem do risco da volta às aulas presenciais e do perigo de contaminação dos(as) profissionais, estudantes e de toda a sociedade. A APP pede que os pais, mães e responsáveis não enviem seus filhos(as) para a escola e que continuem com o ensino remoto.

“As UTIs estão cheias, o número de mortes diárias na região tem aumentado e estudos preveem uma terceira onda de contaminação no país”, comenta o diretor sindical do NS, professor Tiago Nogueira. No último dia 9, as direções da APP-Sindicato de Apucarana e Arapongas estiveram em Faxinal para um diálogo com o prefeito, Ylson Cantagallo (Gallo) e a secretaria de educação Eliane Felício de Souza Tonin para solicitar uma intervenção nas reivindicações da categoria.
Os(as) dirigentes apresentaram o posicionamento da APP sobre o risco da volta às aulas presenciais diante de um novo pico do Covid-19.
Gallo concordou com o posicionamento do sindicato e defendeu que as aulas voltem apenas com professores(as) e funcionários(as) vacinados(as). O pedido da APP é de que as aulas presenciais retornem apenas quando todos(as) os(as) educadores(as) estiverem devidamente imunizados(as), como forma de proteger também aos(às) estudantes e seus familiares.
Prosseguindo com as visitas às prefeituras da região, os dirigentes dos núcleos sindicais da APP de Apucarana e Arapongas estiveram tambpem com o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. A reunião tratou de três temas principais: retorno das aulas presenciais na rede estadual e municipal; vacinação dos(as) educadores(as) e concurso para professores(as) do município.
Segundo Onofre, as aulas da rede municipal só retornam quando todos os profissionais da educação estiverem vacinados contra a covid-19. Por ser a favor da vacinação dos(as) educadores(as), o prefeito se comprometeu a conversar com o governador Ratinho Júnior para recomendar que as aulas não voltem neste momento, principalmente devido ao alto índice de casos no estado e o perigo de aumentar a contaminação.
Para os(as) professores(as) que estão aguardando a convocação para a rede municipal, Onofre afirmou que não pretende chamar os profissionais de imediato, porém se comprometeu a conversar com o setor de Recursos Humanos e no primeiro momento convocar os(as) professores(as) aprovados(as) no concurso público para entregar a documentação e em seguida contratar os(as) profissionais para que sejam vacinados(as) e iniciem o trabalho.