Aprovado projeto de lei que institui o Dia Estadual da Mulher Negra APP-Sindicato

Aprovado projeto de lei que institui o Dia Estadual da Mulher Negra

A data será comemorada anualmente no dia 25 de julho no Paraná

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Todo dia 25 de julho agora é oficial o Dia Estadual da Mulher Negra. O Projeto de Lei 600/2016, do deputado Professor Lemos (PT), foi aprovado nesta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e institui a data no calendário paranaense.

Foram 45 votos favoráveis ao projeto que objetiva estimular as organizações e coletivos de mulheres negras no enfrentamento ao racismo e qualquer forma de opressão.

“O Paraná tem mais de 10,4 milhões de habitantes, sendo 51% mulheres. Deste total, 28% se declaram negras ou pardas. É fundamental colocar em evidência esta luta tão importante, a luta das mulheres negras na promoção da igualdade racial e de gênero, bem como o combate a toda forma de discriminação e racismo”, explicou o Professor Lemos.

Dia 25 de julho – Tem-se a conquista do Movimento Negro pela igualdade de gênero e emancipação da mulher. Celebra-se o Dia Nacional da Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído pela Lei 12.987/2014. Tereza de Benguela, uma liderança quilombola, que mostra a resistência da comunidade negra e indígena. Uma verdadeira história de luta!

Acesse o link no portal da Alep (aqui) e para ler a matéria (acesse aqui).

 Leia também:

:: Julho das Pretas promoverá atividades virtuais em prol da luta das mulheres negras

 

MENU