APP vai à Justiça para derrubar exigência de prova didática nos editais do PSS e do PDE

APP vai à Justiça para derrubar exigência de prova didática nos editais do PSS e do PDE

Um dos argumentos é que impor a apresentação de vídeos viola o princípio da igualdade de condições entre os que disputam as vagas

Foto: APP-Sindicato

A APP vai recorrer ao Judiciário para derrubar a exigência de prova didática nos editais do PSS e do PDE. A decisão foi anunciada pela presidenta do Sindicato, Walkiria Mazeto, nessa quarta-feira (29) em live de informes sobre a negociação com governo.

“Tentamos negociar e a Seed não abre mão da prova. Diante dessa posição de manutenção da prova didática tanto para o PDE quanto para o PSS, a APP vai ingressar na Justiça”, informou.

Walkiria avalia que a exigência de vídeo na prova didática desrespeita o princípio da igualdade de condições entre os que disputam as vagas. “É uma prova que, já na entrada, coloca as pessoas em diferentes condições para a disputa”, afirma. 

>> Receba notícias da APP por Whatsapp ou Telegram

Anteriormente, a APP já havia formalizado pedido de impugnação do edital PSS à empresa Consulplan, apontando falhas constitucionais no processo, mas não obteve resposta.  “Não há no edital previsão de prazo para responder os recursos protocolados. A Consulplan pode responder até depois da conclusão do processo. Então decidimos entrar na Justiça”, explica Walkiria.

A prova prática é típica de concurso público e não deve ser exigida em processo seletivo simplificado para contrato administrativo especial provisório e precário, o que viola o princípio constitucional da razoabilidade.

O Sindicato defende a imediata realização de concursos públicos para suprir a grave carência de quadros e acabar com a realização periódica de processos seletivos que oneram o Estado, impõem gastos desnecessários aos(às) PSS, precarizam as relações de trabalho e incluem etapas cada vez mais abusivas. 

Confira a live sobre os resultados da negociação abaixo:

 


:: Leia mais:

:: APP protocola pedidos de impugnação do edital PSS e da prova prática do PDE
:: Edital PSS: após pressão, Seed recua em critérios técnicos para a gravação de vídeo
:: Edital PSS: o que a APP está fazendo e o que você pode fazer

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU