APP-Sindicato: uma história de orgulho para os educadores do Paraná APP-Sindicato

APP-Sindicato: uma história de orgulho para os educadores do Paraná

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de mais de 4,5 milhões de trabalhadores das escolas públicas brasileiras de nível básico, aproveita o aniversário de 70 anos da APP-Sindicato para prestar a justa homenagem a uma das entidades sindicais de educadores/as mais combativas do país: no dia de hoje, 26 de abril, a APP-Sindicato celebra suas bodas de vinho de uma história marcada por muita luta e resistência.

Primeira organização dos trabalhadores do magistério do Paraná, a APP-Sindicato é sinônimo de unidade e de luta em prol de uma educação pública, de boa qualidade e socialmente referenciada. Precursora da organização sindical dos/as trabalhadores/as em educação do Estado do Paraná, a APP-Sindicato forjou, por seu pioneirismo, a organização até dos funcionários e funcionárias das escolas estaduais da educação básica pública que, em um primeiro momento, criaram sua própria entidade. Coerente com sua visão arrojada e militante, a unidade de professores/as e funcionários/as sob a mesma representação sindical, sob o entendimento de que todos/as no espaço escolar são, sobretudo, educadores e educadoras, consolidou uma entidade forte e representativa.

Hoje, a APP-Sindicato representa os/as educadores/as das escolas estaduais e muitas das escolas municipais do Estado do Paraná. E como não deveria deixar de ser, a APP-Sindicato é hoje um dos atores mais importantes do movimento sindical de trabalhadores/as do Estado e, quiçá, do país. Sempre vinculada às lutas mais gerais da classe trabalhadora, a APP-Sindicato sempre se articulou para além das lutas corporativas, tendo papel central na própria organização e luta da classe trabalhadora em seu conjunto.

Esta CNTE muito se orgulha de contar em suas fileiras de entidades sindicais a ela filiadas a APP-Sindicato! Muitos anos de luta e resistência é o que desejamos a esta combativa entidade! Em especial nesta quadra da História, temos a certeza de que a APP-Sindicato não se furtará ao bom combate que os tempos atuais exigem de todos nós! Parabéns APP-Sindicato!! Que venham mais 70 anos!!

Brasília, 26 de abril de 2017
Direção Executiva da CNTE