APP-Sindicato sediará casamento coletivo igualitário

Sindicato celebra conquista dos casais lesbohomoafetivos e defende o reconhecimento de uniões historicamente invisibilizadas

 

No dia 6 de março de 2020, às 15h na sede estadual da APP-Sindicato será realizado o primeiro Casamento Coletivo Civil Igualitário do Paraná, onde o grupo Mães Pela Diversidade do Paraná e com a Associação Nacional de Juristas pelos Direitos humanos LGBTI  (ANAJUDH) celebram uma grande conquista para os casais lesbohomoafetivos. O Casamento Igualitário contará com a solidariedade de diversas pessoas e entidades que lutam pelo propósito de um mundo melhor.

Os casais lesbohomoafetivos tiveram uma grande vitória em 2013: conquistaram o direito de se casarem. Enquanto casais héteros celebram o casamento entre o homem e a mulher há milênios,  os casais lesbohomoafetivos tem o direito reconhecido no Brasil de celebrarem sua união há apenas sete anos. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) possibilitou que o Estado reconhecesse estas uniões historicamente invisibilizadas.

Para o secretário executivo da Secretaria da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ da APP-Sindicato e vice-presidente do Conselho Permanente Dos Direitos Humanos Do Estado Do Paraná (Coped), professor Clau Lopes, “a união de pessoas do mesmo sexo passou a ser discutida com mais intensidade, nos últimos anos, tanto na sociedade quanto no mundo jurídico”.

Contemporaneamente, os direitos dos LGBTI+ passaram a ser mais debatidos. Há uma tendência maior à sua aceitação no meio social e até mesmo nas decisões judiciais. Porém com o novo cenário político brasileiro o preconceito, a discriminação e os discursos de ódio relacionado à população LGBTI+ tem sido mais ácidos. Diante disso  “precisamos reforçar a importância do respeito ao próximo e ficarmos  atentos às mutações sociais na busca de evitar ou reduzir desproporções que separam o cidadão, a sociedade e o Estado mais igualitário. Por isso a APP-Sindicato abre as portas para este evento tão importante” afirma o secretário.