APP-Sindicato sedia Encontro de Aposentados(as)

APP-Sindicato sedia Encontro de Aposentados(as)


Começou, na manhã desta quarta-feira (01), o evento que reuniu professores(as) e funcionários(as) de escola aposentados(as) para o debate sobre direitos de carreira e valorização da pessoa idosa. Organizado pela Secretaria de Aposentados(as) da APP-Sindicato, o encontro tem como objetivo reunir trabalhadores(as) com mais experiência de carreira e de participação nos movimentos sociais para uma análise a pauta de reivindicações e ações da categoria.

A manhã de atividades começou com a saudação do presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão e da secretária estadual de Aposentados, professora Valci Maria de Mattos. A análise de conjuntura ficou por conta do Secretário de Política Econômica e Desenvolvimento Sustentável da Confederação Sindical das Américas, Rafael Freire.  Freire ressaltou a importância das ações sindicais como forma de garantir direitos básicos, como por exemplo, uma aposentadoria digna. “Todos temos o direito a preservar nossa autonomia individual, nossa capacidade de escolha política, religiosa e também o  modo de vida. Mas é nossa obrigação coletiva defender as questões que impactam na vida em conjunto, entre elas a democracia” relatou.

Aposentados(as) frente ao golpe – “Quando, em 1964, os sindicatos foram os primeiros a serem atacados pela ditadura ficou claro que é porque os sindicatos são a linha de frente contra a ditadura. Agora pergunto: por que Beto Richa insiste e tem uma obsessão em dizer que a APP é um grupo ligado ao PT? Porque a maior força combativa popular hoje ao governo do Paraná é a APP-Sindicato e ele quer deslegitimar a nossa força”, salientou o secretário ao explicar a necessidade de uma categoria unificada para resistir e lutar em âmbito estadual, pela carreira e qualidade da educação pública, e em âmbito nacional pela volta da eleição democrática e pela manutenção de direitos individuais e coletivas. “Se destruirmos o estado democrático, a violência prevalece”, enfatiza Freire.

Os(as) educadores(as) tiveram, ao final da manhã, uma palestra com a  médica geriatra do Hospital do Idoso Zilda Arns, Ivete Berkenbrock.  A especialista tratou de temas como valorização e cuidados na terceira idade, incluindo prevenção e cuidados com a hipertensão e diabetes, doenças mais comuns nesse período da vida. Toda a fala foi voltada para reforçar o conceito de idosos como tradutores de sabedoria. “A bagagem de um idoso é grande, é rica, por isso exige também cuidados especiais. Todo dia é dia de cultivar afeto, de rever conceitos, de aprender coisas novas e de cuidar da saúde”, orienta Ivete. Logo após o almoço, o coral da APP, composto por trabalhadores(as) aposentados(as) recepcionou os(as) participantes(as) e abriu a tarde de atividades. Depois, os(as) educadores(as) se dividem em grupos, separados por temas para analisar as pautas e as próximas ações da categoria.

Estou aposentada há 19 anos e participo para me manter por dentro dos nossos direitos e ativar minha memória” – Umbelina Ribeiro
“O Encontro é uma forma de integrar os aposentados nas situações políticas, econômicas e sociais do nosso país” – Professora Julia Maria de Moares
“O Encontro de Aposentados é um espaço para nos mantermos atualizados” – Professor Jorge da Silva

 

 

 

 

 

 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU