Após as denúncias sobre os problemas de atendimentos no Sistema de Assistência à Saúde (SAS), que atualmente é gerido pelo Hospital Santa Casa de Curitiba, a APP-Sindicato junto com o Fórum das Entidades Sindicais (FES) participou de uma reunião com representantes do Hospital para cobrar uma resposta sobre os problemas no serviço prestado aos(às) servidores(as). A reunião foi realizada na última quinta-feira (05) e na ocasião, dirigentes sindicais cobraram uma resposta da direção da Santa Casa sobre a demora no atendimento da urgência e emergência, além da demora no agendamento de consultas eletivas.
Segundo o secretario da Saúde e Previdência da APP-Sindicato, Ralph Wendpap, a Santa Casa respondeu todas as questões levantadas no encontro. “A Santa Casa afirmou que como o prazo de publicação da licitação atrasou, a Santa Casa não teve tempo hábil de se adequar, mas destacou que já está trabalhando para melhor atender esse novo contingente de 100 mil vidas”.
Consultas Eletivas
A Santa Casa afirmou que por conta de consultas não agendadas e desmarcadas entre outubro e novembro pelo Hospital Cruz Vermelha, houve um aumento significativo nas ligações, o que ocasionou uma sobrecarga no atendimento. “As ligações para o 0800 passaram de 450 para mais de 1700. Por conta disso, a Santa Casa não está conseguindo suprir a demanda. Foi informado que um novo centro de atendimento telefônico passa a funcionar a partir de segunda-feira (16), aumentando o efetivo de oito, para dezessete atendentes. Com isso, o hospital acredita que suprirá a demanda de agendamento de consultas”, explica Ralph Wendpap.
Já as consultas para psiquiatria e oftalmologia, a Santa Casa disponibilizou números específicos para os agendamentos, facilitando o atendimento para estas áreas.
Confira abaixo a lista de telefones:
Urgência e Emergência
O atendimento na Urgência e Emergência para pessoas acima de 16 anos está sendo realizado na Santa Casa. Por conta da alta demanda, o Hospital enfrenta um problema com o espaço físico. Os(as) representantes do Hospital informaram que a unidade está passando por reformas, para que possa melhor atender os(as) servidores(as).
“Nós visitamos a estrutura do hospital que está em reforma. Hoje o atendimento para pacientes com pulseira amarela está sendo feita em até no máximo uma hora. Já a guia verde, até no máximo duas horas. De acordo com os(as) representantes do Hospital, a partir de segunda-feira (16) o atendimento deve ser otimizado por conta da finalização nas obras no espaço”, enfatiza o secretário.
O secretario relembra ainda que é importante que os(as) servidores(as) busquem o prontuário na tesouraria do Hospital Cruz Vermelha, pois isso facilita na consulta de triagem no Hospital Santa Casa.
Sindicato mantém fiscalização no SAS
A APP-Sindicato destaca que continuará fiscalizando o serviço que a Santa Casa está prestando aos(às) trabalhadores(as) do Estado, começando pela visita no Hospital na próxima segunda-feira (16). Os(as) representantes da Santa Casa também destacaram que reuniões mensais deverão ser feitas com os Sindicatos, para que possam melhorar ainda mais a assistência que o Hospital oferece aos(às) servidores.
“Vamos ficar de olho e vamos cobrar para que tenhamos melhor condições de atendimento, pois a saúde é essencial. A nossa proposta inicial é que tenhamos um novo modelo de saúde para o servidor, mas enquanto isso não, acontece nós temos que lutar para que o SAS atenda da melhor forma possível”, destaca Ralph Wendpap.
O Sindicato reafirmar ainda que caso o(a) paciente tenha dificuldades no atendimento, acesse a ouvidoria do SAS e faça a denúncia.
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