O clima permanece instável, mas não é sobre política, e sim sobre a previsão meteorológica em Guaratuba (PR) e Itapoá (SC). O tempo chuvoso não atrapalhou a quarta rodada do Encontros dos Coletivos de Aposentados(as) dos Núcleos Sindicais, organizados pela APP nas colônias de férias do Sindicato.
Os Encontros trazem professores(as) e funcionários(as) de escola aposentados(as) que participam das atividades do sindicato para um momento de convivência, lazer e troca de informações. “Planejamos esses encontros nas colônias, e os Núcleos Sindicais organizam as suas. Cada grupo tem 5 dias de estadia e as atividades formativas ocorrem em um deles”, informa a secretária de Aposentados(as) da APP, professora Maria Adelaide Mazza Correia.
Nessa quarta-feira, a atividade incluiu uma conversa sobre o cenário político eleitoral. “A pressão enfrentada por quem está na escola hoje é algo além do que acontecia em nossa época. Os dois atuais governos fizeram da escola um espaço de pressão psicológica inimaginável. Mas nós temos uma trajetória profissional e uma bagagem como pessoas idosas que nos permite fazer essas comparações e melhorar aquilo que será o futuro dos nossos filhos e netos”, reforça Adelaide.
Além de relembrar os danos potenciais da PEC 32 e os recentes cortes na educação promovidos por Bolsonaro, o debate serviu para mostrar o quanto ainda os aposentados e aposentados da educação tem a perder. “Direitos como a paridade estão sob ameaça. Podemos chegar ao absurdo de ficarmos mais 4 anos sem nenhum, mas nenhum reajuste na nossa aposentaria”, expõe a secretária.
Houve ainda um espaço para tirar dúvidas sobre os processos trabalhistas onde a APP-Sindicato representa a categoria. A fala feita pelo advogado e coordenador do Departamento de Assuntos Jurídicos, Adenilson Zanini levou esperança para muitas aposentadas que já tinham dado algumas causas como perdidas.
“São perguntas que temos lá no nosso dia a dia que nem sempre temos a mesma clareza para responder. Temos muitas dúvidas sobre o desconto previdenciário e hoje entendemos bem que esse desconto é por conta do governo que não realiza concursos e que não contribuiu com o que deveria para a ParanaPrevidência”, analisa a professora Zelita Borges Martins da Silva, de Cianorte.
“Infelizmente o atual governo comete ilegalidades que impactam diretamente no bolso de vocês, aposentados. Mas enquanto houver espaço para a disputa judicial a APP estará lá sempre lutando, seja pela data-base, seja pelo fim do desconto previdenciário”, endossa Zanini.
Você é sindicalizado(a) aposentado(a), e ficou interessado em participar dos Encontros nas Colônias? Confira as próximas datas, as divisões por Núcleos e entre em contato com a APP na sua região.
Confira as datas:
Guaratuba
18/10 a 23/10 – NS Toledo
24/10 a 29/10 – NS Umuarama
01/11 a 06/11 – NS Laranjeiras do Sul
29/11 a 04/12 – NS Foz do Iguaçu
06/12 a 11/12 – NS Maringá
13/12 a 18/12 – NS Cambará
Itapoá
18/10 a 23/10 – NS Cianorte
24/10 a 29/10 – NS Ctba Metropolitana Norte e Ctba Norte
01/10 a 06/11 – NS Campo Mourão
22/11 a 27/11 – NS Irati
29/11 a 04/12 – NS Apucarana
06/12 a 11/12 – NS Curitiba Sul
13/12 a 18/12 – NS Cascavel