Nesta terça-feira (10), é celebrado o dia Internacional dos Direitos Humanos. Instaurada em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris, por meio da Resolução 217 A (III), estabelecendo a proteção universal dos direitos humanos. A Declaração se tornou fundamental na defesa da dignidade da pessoa humana e do direito de viver em paz e segurança.
O principal objetivo da data é agregar significado didático para a cultura dos direitos humanos em todos os 4 cantos do mundo. Segundo a Declaração, é resguardado para a pessoa humana “que “a dignidade é inerente à pessoa humana e é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo”.
A APP-Sindicato, atua firmemente nos planos de luta referente aos direitos humanos a todas(os), as(os) trabalhadoras(es) em educação do Paraná, permitindo que as(os) estudantes dentro do ambiente escolar valorizem e busquem seus direitos adequadamente.
O secretário executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ da APP-Sindicato e Vice- presidente do Conselho Permanente Dos Direitos Humanos Do Estado Do Paraná (COPED), Clau Lopes, afirma que respeitar os direitos humanos é princípio determinante para a consolidação da democracia e do pleno exercício da cidadania. “Com a violação sistemática dos direitos humanos, se faz cada dia mais necessária a data voltada para o tema, para que assim possamos refletir e lutar pela garantia destes direitos. É tempo de resistir e garantir direitos básicos de todos os seres humanos, o direito à vida e a dignidade plena”.