APP-Sindicato questiona governo sobre o PDE

APP-Sindicato questiona governo sobre o PDE


O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) passa por questionamentos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC/PR), segundo informações administrativas da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed).

As argumentações do Tribunal de Contas se referem aos recursos que não melhorariam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No entanto, os(as) dirigentes da APP-Sindicato  contestam essa informação.

Inclusive, nas reuniões entre o Sindicato e a Seed, quando questionado para a secretária de Educação, Ana Seres Trento Comin, a resposta sempre foi “o programa precisa de mudanças”. Mas, fica a pergunta: quais são as modificações? Até hoje, o processo não foi mostrado e nem encaminhado para a APP.

Lembrando que o PDE é regido pela Lei 130/2010, ou seja, qualquer alteração automaticamente interfere na mudança dessa legislação.

A APP debate com a categoria para a definição dos próximos encaminhamentos, além da exigência de que exista a turma para o próximo ano letivo.

Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) – Uma conquista da categoria (Lei 103/2004). O Programa anual oferta atividades teóricas e práticas em um curso de dois anos de duração, oferecido pelo Estado e ministrado pelas universidades públicas. Contribui para o aperfeiçoamento pedagógico dos(as) professores(as) e também ao cotidiano escolar.

Confira os principais pontos abordados na reunião com o governo, no dia 08 de agosto de 2017

 ::APP cobra, em reunião com o governo, que direitos dos(as) educadores(as) sejam respeitados

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU