APP-Sindicato pressiona Seed para pagar adicional de insalubridade devido aos(às) Agentes I que atuam na limpeza

APP-Sindicato pressiona Seed para pagar adicional de insalubridade devido aos(às) Agentes I que atuam na limpeza

Caso a reivindicação não seja atendida de forma administrativa, o sindicato vai acionar o Judiciário para exigir o pagamento

Foto: Seed

A Direção Estadual da APP-Sindicato notificou a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para que faça a  implementação imediata do adicional de insalubridade devido aos Agentes I – QFEB que, em suas atividades diárias, realizam limpeza de banheiro, recolhimento de lixo e de outras atividades que têm contato permanente com agentes químicos e biológicos nocivos à saúde.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

O sindicato está pressionando o governo Ratinho Jr. (PSD) para que atenda o pedido de forma administrativa, pois entende que o direito é garantido pela legislação e pelos julgados nos tribunais. A APP acompanha a tramitação do protocolo nos setores internos da Seed e já solicitou uma reunião para tratar da pauta. Caso a reivindicação não seja atendida, o sindicato vai adotar medidas judiciais para exigir o pagamento.

No documento, a APP cita leis e normas técnicas que caracterizam o direito dos Agentes I ao adicional de insalubridade. Menciona julgamentos relacionados ao tema no Tribunal Superior do Trabalho e ainda fundamenta que o direito tem previsão legal no Estatuto dos Servidores Públicos (Lei 8.112/1990), norma que embasa o Estatuto do Servidor do Paraná. 

“Considerando a previsão legal já existente, entendimento pacificado através da Súmula 448 do TST e entendimento de nossos Tribunais, requer-se que seja incluído ao contracheque dos/as servidores/as estaduais AGENTE I – QFEB, que desenvolvem a função de limpeza e recolhimento de lixo, limpeza de banheiros e exposição a agentes nocivos, a gratificação de insalubridade no percentual de 40% (quarenta por cento)”, pede a APP no ofício.

:: Leia também

>> APP-Sindicato convoca a categoria para a Assembleia Estadual no próximo dia 22

>> Já está disponível a versão online do Jornal 30 de Agosto – Edição Pedagógica fev/2025

>> Privatização: professores(as) da educação especial denunciam perdas de aulas em escolas privatizadas

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU