APP-Sindicato presente na Semana Pedagógica

APP-Sindicato presente na Semana Pedagógica

Direção participa de momento de formação e promove debates sobre as reivindicações da categoria

Foto: APP-Sindicato

Nestes dois últimos dias da semana, professores(as) e funcionários(as)  estão reunidos(as) nas escolas públicas estaduais para a realização da Semana Pedagógica – momento destinado ao aperfeiçoamento docente e ao planejamento pedagógico do próximo semestre letivo. A APP-Sindicato preparou um material especial para embasar o debate sobre um tema que exige a atenção da categoria: a proposta do governo federal de formulação de uma Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e também, respostas sobre as questões que afligem a educação (data-base, hora-atividade, aposentadorias, Reforma do Ensino médio, etc.).

“A proposta é para que os educadores se inteirem das ações do Sindicato e que  façam um olhar sobre a proposta da BNCC, a partir das diretrizes nacionais e estaduais, pois elas são fruto de mais de uma década de estudos e aprimoramentos. Isso é que nos garantirá a manutenção da autonomia pedagógica”, propõe a secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Taís Mendes.

Pela manhã, a secretária visitou duas escolas na capital do Estado, assim como os demais dirigentes estaduais e regionais que se dividiram para cobrir o Estado e levar à categoria embasamento e respostas também sobre as reivindicações da educação. “A direção da APP-Sindicato procura participar intensamente da Semana Pedagógica com uma avaliação do período de lutas e também apresentando o calendário de mobilizações. Dia 02 será um dia de debate sobre intenso sobre a Base, há uma convocação do governo federal para esta data e, nós, vamos fazer o contraponto”, reforça o presidente da APP, professor Hermes Silva Leão.

O debate pedagógico proposto pela APP-Sindicato é  uma reflexão sobre as  reais necessidades da educação.  Débora Albuquerque, professora do Colégio Estadual Julia Wanderley, em Curitiba,  comenta a iniciativa do Sindicato. “Eu achei a vinda de vocês muito oportuna. Porque nós temos acesso só a fala do governo. Por mais que sejam produzidos outros debates com universidades e movimentos sociais que fazem a resistência, a fala do Sindicato é muito importante para nós. A nossa proposta é de ampliar a discussão sobre a Base e, que se necessário, que o prazo seja estendido para além de 2020”.

Para amanhã (27), a orientação da APP-Sindicato é a produção de um vídeo, de até 30 segundos, respondendo “Qual a escola pública que queremos”. O material deve ser enviado ao Sindicato e será base para debates nas plenárias regionais e plenária estadual para atualização da pauta da educação, que resultará na formulação de um documento entregue aos(às) candidatos(as) ao governo do Estado.

 


Veja também:

:: Materiais da Semana Pedagógica

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU