APP-Sindicato prepara a 13ª edição do Congresso Estadual

Evento terá como mote "Quem luta educa. A educação liberta!" e acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2020

APP-Sindicato já organiza a décima terceira edição do Congresso Estadual da APP-Sindicato. O regulamento interno foi aprovado na assembleia geral da categoria, no último sábado (10). O Congresso é um espaço para apresentação e debates políticos e sobre a educação pública e para reafirmação das posições políticas, educacionais e sindicais da entidade.

“O Congresso é um momento onde a APP-Sindicato pauta-se na  compreensão da conjuntura, e também um espaço para avaliarmos qual o momento político que estamos vivendo no país, no estado e nos municípios e e como nós, trabalhadores da educação, atuaremos para manter os direitos já conquistados e vamos avançar em novos direitos”, explica a coordenadora geral do evento, professora Walkiria Mazeto.

O Congresso será composto por cerca de 1% de delegados(as), eleitos(as) pela categoria em congressos regionais. A APP-Sindicato, já em seu regulamento, garante a paridade de gênero na composição: 50% mulheres e, pelo menos, 30% de homens.

Com a aprovação do regulamento em assembleia, começam os Congressos Regionais e as assembleias preparatórias. Para garantir que todo Estado seja representando. Cada delegação regional representará um Núcleo Sindical da APP. Podem participar das etapas regionais do Congresso os(as) sindicalizados(as) admitidos(as) no mínimo 30 (trinta) dias antes da sua realização e quites com suas mensalidades e essas etapas de votação para escolha dos delegados vão de 16 de outubro até 19 de dezembro.

Os(as) trabalhos e atividades do Congresso
estão organizadas nos seguintes temas:

  • Análise de conjuntura internacional, nacional e estadual.
  • Análise das Políticas Sindicais e Educacionais.
  • Balanço Político da Gestão.
  • Balanço das Greves.
  • Políticas Permanentes: aposentados, municipais, gênero, étnico-racial, trabalhadores(as) em educação com deficiência, funcionário/as da educação, saúde do(a) trabalhador(a) em   educação, juventude, diversidade sexual, tecnologias da educação e educação e meio ambiente.
  • Plano de Lutas

Congressinho – A APP-Sindicato é tradicionalmente conhecida por respeitar e acolher as especificidades familiares dos(as) seus(as) educadores(as). Por isso, os filhos(as) dos(as) congressistas serão recebidos e assistidos com atividades, alimentação e cuidados durante o evento.  As crianças de 0 a 11 anos terão atividades educativas, lúdicas e recreação garantidas para que pais, mães e responsáveis possam participar dos debates do Congresso.

Confira o regulamento desta edição:

REGULAMENTO DO XIII CONGRESSO ESTADUAL