APP-Sindicato pede a prorrogação do prazo para a entrega do PPP APP-Sindicato

APP-Sindicato pede a prorrogação do prazo para a entrega do PPP

Educadores(as) avaliam que é impossível elaborar documento de qualidade com as condições oferecidas pelo governo

Dirigentes da APP-Sindicato reunidos com a Seed - Foto: Divulgação

A direção estadual da APP-Sindicato notificou a Secretaria de Estado da Educação (Seed), solicitando a prorrogação do prazo para que as escolas entreguem a reestruturação do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Na avaliação dos(as) educadores(as) o governo falhou no planejamento e não oferece as condições necessárias para a elaboração do documento.

Segundo a Orientação n. 17/2019 Deduc/Seed, o PPP precisa ser entregue até o dia 10 de novembro nos Núcleos Regionais de Educação (NRE). No mesmo período, as escolas estarão movimentadas com a realização da Prova Paraná, eleição de diretores(as) e a discussão da reforma do ensino médio.

“Com essa sobrecarga, é impossível realizar uma reestruturação do PPP com qualidade. Não é porque as escolas não querem. Nós queremos fazer bem feito, mas o prazo não favorece à leitura, ao debate e à participação democrática”, avalia a secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Taís Mendes.

Segundo a dirigente, outro entrave para cumprimento do prazo estabelecido é que mais de 700 escolas contam com apenas um(a) pedagogo(a).

Taís relata que o problema está ocorrendo porque a Seed optou por utilizar os espaços de formação do início do ano letivo com estratégias voltadas para aumentar o IDEB de forma artificial, sem preocupação com o planejamento pedagógico e as realidades das escolas.

“O governo sabia desde o ano passado sobre a necessidade de preparar as escolas para elaboração do PPP, mas deixou para fazer isso na última hora. Nós, da APP-Sindicato, inclusive tratamos desses assuntos em nossos materiais pedagógicos”, comenta Tais.

Leia também os referenciais de apoio produzidos pela APP-Sindicato para o debate sobre PPP:
:: Semana Pedagógica jul/2018
:: Semana Pedagógica jan/2019
:: Slides – Base Nacional Comum Curricular

Deliberação

A forma como a Seed tem tratado o processo de reestruturação do PPP foi um dos temas que gerou bastante discussão no último Conselho Estadual da APP-Sindicato e na última assembleia da categoria. Cumprindo a deliberação dos(as) educadores(as), além de notificar o governo, pedindo a prorrogação do prazo, a direção da APP-Sindicato também se reuniu com responsáveis da Secretaria da Educação para discutir o assunto.

Orientação

Taís Mendes esclarece que orientação é para que as escolas também formalizem um pedido de prorrogação do prazo, protocolando ofício no NRE. Além disso, a dirigente ressalta a importância de que o debate já seja iniciado nas escolas envolvendo os(as) profissionais e o conselho escolar. “Qual a escola queremos? Qual aluno queremos formar? Nosso objetivo deve estar voltado para formação humana e não para resultados artificiais”, complementa Taís.

Reunião

O ofício da APP-Sindicato foi protocolado na última quinta-feira (15). A reunião com a Seed ocorreu no dia seguinte. As secretárias de Educacional, de Finanças, Walkiria Olégário Mazeto, e Geral, Vanda do Pilar Santana, representaram a APP-Sindicato e foram recebidas pelo diretor de Educação, Raph Gomes Alves.