APP-Sindicato participa de mobilização em Paranaguá para cobrar restauro de Instituto centenário

APP-Sindicato participa de mobilização em Paranaguá para cobrar restauro de Instituto centenário

Após incêndio destruir parte da estrutura histórica do Caetano Munhoz Rocha, mobilização exige providências do governo estadual e investigação rigorosa

A unidade, inaugurada em 1927, atendia 1.635 estudantes, distribuídos(as) em 18 turmas no período da manhã e 15 no período da tarde. Foto: João Paulo Borssoi

Representantes da APP-Sindicato participaram, na manhã desta segunda-feira (6), de uma mobilização em frente ao Instituto de Educação Doutor Caetano Munhoz Rocha para cobrar providências imediatas do governo estadual. Organizado por estudantes, o ato contou com o apoio de alunos(as) de outras instituições e denunciou o descaso com as estruturas públicas de ensino.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

O prédio histórico sofreu um incêndio de grandes proporções no último sábado (4). De acordo com a imprensa local, as chamas iniciaram por volta das 12h e se espalharam rapidamente pelas estruturas de madeira, provocando o colapso do telhado.

“É um dia triste mas não podemos parar de lutar. Nossa comunidade do Instituto e de outras escolas estão participando desta manifestação. É um dia triste e temos cobrado imensamente do governo do Estado que cuide do nosso patrimônio, da nossa segurança e da infraestrutura das escolas”, aponta a presidenta do Núcleo Sindical de Paranaguá, Professora Vanda Santana.

Foto: João Paulo Borssoi

Impacto e Realocação

Atualmente, o colégio atende 1.635 estudantes, distribuídos em 18 turmas no período da manhã e 15 no período da tarde. Segundo o governo, os(as) alunos(as) deverão ser realocados(as) para o prédio do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), instituição privada situada a cerca de duas quadras da unidade atingida.

Inaugurado em 1927 e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1991, o Instituto de Educação é uma referência para a população paranaense e completará seu centenário no dia 27 de julho de 2027.

Cobrança por Investigações

A secretária de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, afirmou que a entidade cobrará uma investigação rigorosa para apurar as causas do incêndio e garantir a identificação das responsabilidades.

“Vamos cobrar o governo do estado pelo restauro e como ficarão os estudantes daqui para frente. Nós da APP-Sindicato estadual, junto com  o Núcleo Sindical de Paranaguá vamos acompanhar todos os trabalhos e informações para que tenhamos um desfecho positivo para estudantes, professores e funcionários de escola”, completa Marlei.

Confira a nota de solidariedade da APP-Sindicato:

:: Leia também

:: Comunidade denuncia “cenário de abandono” em escola estadual com gestão privatizada em Guarapuava

:: Departamento de PSS da APP-Sindicato denuncia descontos feitos pela Seed e cobra solução imediata

:: Educadores(as) realizam protesto contra Ratinho Jr. em frente ao Palácio Iguaçu

MENU