A direção estadual da APP-Sindicato esteve, na noite dessa segunda-feira (11), em um evento montado para celebrar e debater a democracia, em todos os seus âmbitos sociais e organizar a preparação do ‘Circo da democracia’ que acontecerá em agosto, em Curitiba. Mais de 50 entidades representativas da população e movimentos sociais participaram coletivamente do evento que já tomou uma grande proporção no cenário de debates nacionais.
O presidente da APP, professor Hermes Silva Leão, detalha a participação do Sindicato na organização e antecipa as datas do fórum. “À convite dos ‘Advogados pela Democracia’ e sobre a participação e a defesa dos trabalhadores da educação. Neste primeiro encontro, estiveram presentes universitários, professores, representantes dos movimentos e entidades, foi um grande momento de analisar nossa atuação frente ao conservadorismo e as ameaças à democracia tão atuais no nosso país. No segundo momento de debate, que acontecerá entre 5 e 15 agosto, vamos ampliar nossa participação e representatividade, chamando educadores e movimento estudantil”, reforça o presidente.
A inspiração deste espaço, veio do período da discussão sobre a Constituinte, no qual houve a instalação de um Circo em Curitiba, na praça Santos Andrade e no Centro Cívico em que eram discutidos as temáticas em torno do tema. A abertura contou com falas do advogado, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Melo (ACNUR/UFPR), José Antônio Peres Gediel; da procuradora do Ministério Público do Trabalho e doutora pela Universidade Pablo Olavide em Sevilha, Margaret Matos de Carvalho, e do professor da UFPR e coordenador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos (CESPH/UFPR) Pedro Rodolfo Bodê de Moraes.
Veja informações sobre o evento aqui