APP-Sindicato participa de Encontro Nacional sobre a EJA

APP-Sindicato participa de Encontro Nacional sobre a EJA


A capital de Goiás sediou, durante os dias 18 a 21 de novembro o XIV Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (o Eneja). Para esta edição do Encontro Nacional, a APP levou uma delegação do Paraná que teve 13 delegados(as). Para a APP-Sindicato, a grande conquista foi a apresentação e aprovação do manifesto escrito pelos debates da EJA organizado no Estado que agora será entregue aos órgãosfederais que tratam da educação e disseminado por todo país.

Veja aqui o Manifesto – Manifesto-2015-em-favor-da-EJA-no-Parana

O assessor de da APP-Sindicato, Edmilson Feliciano Leite, representou a direção estadual no evento e comenta as defesas da categoria por um ensino acessível e de qualidade para o(a) jovem e adulto trabalhador(a). “Tivemos um Seminário na abertura do evento, com o primeiro grande momento do debate, desde o início, observamos que o desmonte da EJA está sendo posto em um cenário nacional, coincidentemente ou não, sempre vindo de governos neoliberais”, enfatiza, Edmilson. “Ouvimos relatos de escolas, inclusive apresentando questões sérias de especulação imobiliária, em certos locais, a hipervalorização de prédios e terreanos tem levado o governo a apresentar a proposta do fechamento de escolas, alegando a otimização. Mas lá, ouvimos e debatemos o que está por trás de todos esses interesses. Só podemos antecipar que 2016 será um ano de muitas batalhas”, adianta.

Por ser um público que não tem a obrigatoriedade de estudar, eles e elas acabam sendo os(as) primeiros(as) a serem prejudicados com a precarização do Ensino e o Eneja tratou de cada uma dessas questões. A professora Neide Alves Silva, dirigente do Núcleo Sindical de Londrina, enfatizou a necessidade do debate constante sobre a EJA. “Nossos alunos jovens e adultos, são sempre estigmatizados. A EJA não vem sendo tratada com prioridade e é em encontro como esses que voltamos cheios de conhecimento e fortalecidos para lutar por uma educação que não exclua ninguém”, afirma a dirigente.

A aula do CEBJA Betinho, Ana Paula Pereira também participou do evento e comenta suas impressões do encontro “Eu me senti lisonjeada, como educanda, em participar de um evento que discute educação”, comemorou. A APP-Sindicato tem travado batalhas o de enfrentamento às frequentes tentativas do governo estadual em dificultar a oferta da modalidade aos(às) jovens e adultos(as) que necessitam concluir seus estudos nas escolas e centros de ensino públicos. Ainda no final de novembro, o Sindicato acompanhou a chamada do Conselho Estadual de Educação para que a Seed prestasse esclarecimentos sobre seu pedido de ofertar somente exames on-line para candidatos/as a certificação em 2016.

 

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU