APP-Sindicato participa de eleição do COPED-PR. Faça sua parte e participe da votação

APP-Sindicato participa de eleição do COPED-PR. Faça sua parte e participe da votação

Segundo a entidade, neste momento de ataques, é importante fortalecer a luta por políticas de direitos humanos

Nesta quinta-feira (20), o Conselho Permanente de Direitos Humanos (COPED-PR), realizará uma eleição para definir os(as) novos(as) membros da entidade para o biênio 2021-2023. A APP-Sindicato, que representa os(as) trabalhadores(as) em educação, participará do pleito para garantir a permanência no COPED-PR para continuar lutando pela garantia de direitos e respeito para a população e grupos minoritários.

Na última gestão, o Professor Clau Lopes, que é secretário Executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+ da APP-Sindicato, foi eleito para a presidência, onde desempenhou o papel de defender a posição da APP-Sindicato, que é pela valorização da diversidade, respeito pela vida e fomento da cultura e educação.

“Ao longo dos dois anos, fizemos um grande trabalho em mediação com a sociedade civil, lutando por pautas como o combate a LGBTIfobia, o combate a discriminação racial e de gênero, respeito e cuidado com idosos, a questão da prevenção e tratamento da Aids, a luta por moradia, pessoas refugiados, o direito a cultura e acesso as artes e principalmente a educação, tão atacada nestes últimos anos”, explica Clau Lopes.

O Coped é um órgão de caráter permanente, autônomo, deliberativo e paritário, que conta com a participação de representantes do Governo do Estado e de Organizações não Governamentais – ligadas à defesa dos Direitos Humanos.

O professor Clau Lopes destaca ainda que durante o último biênio, além das diversas comissões já instauradas, o Conselho instaurou duas comissões, sendo elas a Comissão de Educação em Tempos de Pandemia, a qual fiscaliza a atuação do governo e a Comissão de pessoas em situação de rua, que visa garantir direitos e políticas públicas para a população nesta situação. 

“Precisamos sustentar nossa candidatura, pois esse período pede muita força e resistência e o Conselho é um instrumento importante para nossa luta. Diante desta pandemia e dos diversos ataques aos(às) trabalhadores e de comunidades mais afetadas, nossa posição se faz necessária para junto dos demais poderes, garantir a dignidade para todos(as)”.

A eleição acontecerá em ambiente virtual na plenária que acontecerá a partir das 9h. Saiba mais sobre o Copedh clicando aqui.