Desde que o governo resolveu terceirizar diversas atividades na rede pública de ensino, começou um drama para os profissionais que foram dispensados e para a comunidade escolar que passou a receber serviços precários. Mas os contratados pelas empresas privadas também estão sendo prejudicados já que direitos básicos como o pagamento em dia de salário e outros benefícios não estão sendo respeitados. Há também denúncias de assédio moral contra trabalhadores e trabalhadoras.
Na busca de uma saída para esta situação, o mandato do deputado estadual Tadeu Veneri (PT) realiza no próximo dia 10 de agosto, terça-feira, uma audiência pública virtual para debater as soluções. Estas empresas foram contratadas para fornecer pessoal para as funções de merendeira, copeira, inspetoria de alunos, transporte escolar, limpeza, entre outras atividades que, anteriormente, eram exercidas por servidores selecionados pelo poder público.
A audiência que terá a participação dos seguintes convidados: Marilan Teixeira, professora e pesquisadora do Cesit/IE- Unicamp, Sandra Aparecida Cordeiro Teixeira, agente educacional, Margaret Matos, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no PR e Silvio C. Santos, diretor do Colégio Estadual professor João Loyola (Curitiba). A transmissão será ao vivo, no Facebook e no Youtube da APP-Sindicato.
Editado de: Mandato do deputado estadual Tadeu Veneri