APP-Sindicato integrará o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de União da Vitória

APP-Sindicato integrará o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de União da Vitória

Mobilização do Núcleo Sindical tira do papel a Lei Municipal 4668/17 que determinava a criação do órgão em defesa dos direitos das mulheres

Fonte: EBC

Nessa terça-feira (23) aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de União da Vitória. No encontro, houve a eleição das seis entidades que integrarão o órgão e a APP-Sindicato alcançou terceiro maior número de votos. A agente educacional II Kelyn Siuch Kukla e a professora Luciane Missau ocuparão (como titular e suplente, respectivamente) duas vagas no Conselho.

O órgão foi instituído em 2017 pela lei municipal 4668  mas não havia saído do papel.  “Foi preciso muito esforço para conseguirmos este espaço. A APP intensificou o trabalho neste ano com ações do 8 de março. De lá para cá, estivemos em reuniões na prefeitura e também com o Ministério Público para garantirmos que esse direito fosse exercido”, relembra a Conselheira Kelyn.

O Conselho será um espaço de propostas e fiscalização de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e combatam a violência contra mulheres. “É muito importante que possamos levar a realidade da escola e também que possamos promover dentro do nosso espaço e município ações que promovam o trabalhado, a saúde, a educação e a saúde das nossas meninas e mulheres”, comemora Kelyn.

Kelyn Siuch Kukla ocupará a vaga de titular no Conselho

A próxima reunião do Conselho será no dia 13 de setembro, os(as) seis conselheiros e seis suplentes se reunirão para avaliar a legislação e ações já existentes no município, bem como formular novas propostas para a promoção da igualdade e eliminação de preconceitos.

O presidente do NS de União da Vitória, professor Idemar Beki, integra a luta pela formação do Conselho

 

Representantes eleitas para o Conselho da Mulher em União da Vitória

 

 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU