APP-Sindicato faz parte da Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo APP-Sindicato

Na manhã de hoje (16), durante a reunião do Conselho Estadual da APP-Sindicato, aconteceu o lançamento da “Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo”. A Jornada foi lançada oficialmente no dia 08 de julho durante no Fórum Social Mundial das Migrações que aconteceu em São Paulo e agora segue com atos em diversos países e estados.

O objetivo da Jornada é disseminar o debate sobre a luta contra o livre comércio e as transnacionais; o aprofundamento dos processos democráticos e a defesa das soberanias; e a integração a partir dos povos, até o dia 4 de novembro, quando organizações de todo o continente farão atos regionais em defesa da democracia e contra a retirada de direitos.

“Esta ofensiva é expressa na radicalização das diferentes formas de apropriação e espoliação dos direitos dos povos e nos ataques às populações indígenas, camponesas, trabalhadoras, a mulheres, a jovens e às diversidades raciais, culturais e sexuais, que depois de lutas de resistência recuperaram sua capacidade de ser protagonistas dos processos de mudança e transformação na região”, diz texto do manifesto sobre a jornada.

A jornada é uma aliança de sindicatos e movimentos sociais que fazem a leitura da grave situação política, especialmente na América Latina, decorrente da retomada neoliberal e de ataques contra a democracia. A APP-Sindicato faz parte dessa luta por entender que o avanço do capitalismo significa retrocesso nos direitos trabalhistas e democráticos, conquistados pela categoria, por isso o debate e a participação de todos(as) os educadores(as) se faz necessário em mais este espaço.

Confira os materiais de divulgação e organização da Jornada:

:: Cartaz
:: Logo