APP-Sindicato faz defesa da educação pública

APP-Sindicato faz defesa da educação pública


A APP-Sindicato, que representa 75 mil educadores(as) sindicalizados(as), tem uma história de 70 anos de defesa da educação pública. No Paraná, fazendo o enfrentamento direto com o governo do Estado, que insiste em atacar direitos da educação, mas também no âmbito nacional, em que trabalhadores(as) vêm sofrendo com uma onda de ataques constantes.

O governo do Paraná não tem dado trégua. A cada semana é um desrespeito novo, afetando a vida e rotina de milhares de educadores(as) de todo canto do Estado. Obrigados(as) a conviver com a falta de estrutura nas escolas, professores(as) e funcionários(as) também se veem diante de mentiras e promessas que não chegam nem perto de serem cumpridas. Além disso, lidam com a cicatriz da violência física que sofreram em plena praça pública, há quase dois anos, no dia 29 de abril. A APP está com a categoria em cada momento de insegurança que enfrentam. Dando apoio com suas diversas secretarias, o sindicato recorre e enfrenta cada injustiça que a categoria vem sofrendo.

Com representação também a nível nacional, a APP-Sindicato – que é o maior sindicato do Estado – também está presente em discussões e debates que afetam a educação em todo o país, além de defender a classe trabalhadora como um todo. Classe esta que tem sido alvo de projetos que desmerecem e desrespeitam conquistas históricas, prejudicando a vida de milhões de pessoas.

A APP-Sindicato tem um compromisso sério com a educação. Com dirigentes votados(as) pela base, o sindicato leva anseios, inseguranças, descaso e problemas que a categoria enfrenta a cada reunião com representantes do governo e das secretarias que afetam a rotina dos educadores(as), como a Secretaria de Educação e a Secretaria da Fazenda, responsável pelo pagamento dos(as) servidores(as) públicos(as) no Paraná.

Além disso, a APP tem o papel fundamental de denunciar o que enfrentam os(as) trabalhadores(as) da educação nas escolas. É por meio da APP que a voz de milhares de educadores(as) chega até rádios, emissoras de televisão, jornais e outros veículos da imprensa em geral. A APP dá voz aos(às) educadores(as) que o governo quer calar. É o sindicato que denuncia falta de pagamentos, de merenda nas escolas, de valorização dos trabalhadores, de não cumprimento a direitos já conquistados, de violência física, psicológica e emocional que vitimam servidores(as) públicos(as) do Paraná e tantos outros problemas enfrentados diariamente.

E, mesmo que os ataques sejam constantes, que haja tentativa de desmerecimento e desqualificação do trabalho sindical, a APP-Sindicato tem consciência de que está cumprindo o seu papel. Um sindicato forte e representativo como a APP certamente será alvo de ataques de um governo que sucateia a educação ano após ano. Mas não é à toa que a luta e a resistência são marcas registradas da história do sindicato. E continuará sendo.

Greve Geral da Educação – Na próxima quarta-feira, dia 15 de março, inicia a greve geral da educação. Professores(as) e funcionários(as) de todo Paraná farão ato em Curitiba, com concentração na Praça Santos Andrade, às 9h. A greve é por tempo indeterminado.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU