A APP-Sindicato recebeu, nesta terça-feira (13), uma homenagem da Câmara Municipal de Cascavel, em reconhecimento aos 76 anos de luta da entidade na defesa dos(as) trabalhadores(as) da educação pública do Paraná. A honraria, a Moção de Aplausos nº 30/2023, foi proposta pela vereadora Professora Liliam (PT) e aprovada por unanimidade.
Em seu discurso, a autora da proposição destacou a força da APP-Sindicato e a resistência da luta coletiva da categoria diante dos ataques sofridos ao longo da sua história e especialmente nos últimos anos.
“O debate da APP-Sindicato sempre foi pautado por uma concepção de educação como direito. O espaço da vida escolar é fundamental para os estudantes, para os trabalhadores da educação, para suas famílias e para a comunidade do entorno, mas a escola nem sempre recebe dos gestores a atenção necessária”, disse a vereadora.

Outros(as) vereadores(as) também usaram a palavra para defender a homenagem. Edson Souza (MDB) afirmou que APP é um exemplo de representação, de luta e de organização dos(as) trabalhadores(as), fundamental para a construção de uma sociedade mais justa.
“Quero parabenizar a APP pelos 76 anos. Não tenho dúvida de que, pela estrutura e organização, serão muitos anos ainda pela frente e muita luta, porque sempre terão governantes querendo tirar direitos dos trabalhadores, atacar os professores, e ali estará a APP-Sindicato na linha de frente”, discursou.

Para Professora Beth Leal (Republicanos), os sindicatos são fundamentais no combate à desvalorização dos(as) trabalhadores(as) e a APP-Sindicato merece a homenagem pelo trabalho que tem realizado há 76 anos, pautando os direitos da categoria e da educação pública de qualidade.
“Não podemos perder de vista a importância que os sindicatos têm na história desse país. tudo aquilo que foi conquistado, foi conquistado com muita luta, muita persistência daqueles que seguiam à frente dos nossos sindicatos. No estado do Paraná, sabemos e reconhecemos a importância que a APP-Sindicato tem”, disse a parlamentar.

A APP foi representada na solenidade pela presidenta do Núcleo Sindical de Cascavel, Marta Soligo. Ela usou a tribuna para agradecer a homenagem, relembrou que a entidade foi construída para ser participativa na construção das lutas e destacou a atuação por melhores condições de trabalho e em defesa da escola pública.
“Nós queremos professores e funcionários de escola valorizados, queremos uma escola pública de qualidade onde nossos alunos e alunas cheguem e sejam bem atendidos por profissionais qualificados, que tenham condições de estarem lá”, enfatizou a professora.
>> Leia mais APP-SINDICATO: 76 anos lutando pela escola pública e de qualidade do Paraná