APP-Sindicato é eleita no COPED-PR para o biênio 2021-2023 APP-Sindicato

APP-Sindicato é eleita no COPED-PR para o biênio 2021-2023

A direção estadual considera que a decisão da sociedade civil é um reconhecimento da luta da entidade pela garantia de direitos para a população e minorias

Após assembleia realizada na última quinta-feira (20), a sociedade civil organizada definiu a escolha das entidades representantes do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED-PR) para o biênio 2021-2023. Em reunião realizada de forma virtual para garantir a segurança dos presentes, a APP-Sindicato foi uma das instituições selecionadas para o COPED, auxiliando assim a dar continuidade no trabalho feito na última gestão.

Em um marco histórico, cerca de 59 entidades do interior e da capital participaram do processo de seleção do órgão, que tem o objetivo de garantir direitos, respeito e dignidade para a população e grupos minoritários. O presidente do COPED, que é secretário executivo da Mulher Trabalhadora e Direitos dos(as) LGBTI+ da APP-Sindicato, Professor Clau Lopes, enfatiza que neste cenário de muitos ataques, a nova gestão do Conselho tem o dever de fortalecer a luta pela garantia da dignidade.

“Essa nova gestão do COPED vêm também para fortalecer as políticas públicas. A APP-Sindicato mais uma vez foi eleita por a sociedade civil entender que é uma entidade que vem a 74 anos lutando contra as violações que acontecem em todo o estado”, aponta Clau Lopes.

O presidente ressalta ainda que neste momento, em que a pandemia afeta a educação pública e a população mais marginalizada, a nova gestão pode intensificar as ações e ampliar o trabalho já realizado pelo COPED.

“No último ano já lutamos por questões da pandemia, principalmente na questão da educação e da população em situação de rua, que foi o mais agravante. Lutamos pelo direito à alimentação, porque a fome infelizmente voltou, temos muitas pessoas desempregadas, passando fome e então neste sentido esses novos conselheiros(as) vêm para somar e principalmente para dar continuidade nestes trabalhos que foram realizados na última gestão”, sinaliza Clau Lopes.

A APP-Sindicato enfatiza que o próximo passo é fortalecer o Fórum de Direitos Humanos e garantir o respeito e dignidade da população.

Confira as entidades eleitas pela Capital:

• Movimento Nacional da População em Situação de Rua- MNPR
  • Grupo Dignidade
  • Rede de Mulheres Negras
  • APP – Sindicato

Confira as entidades eleitas pelo Interior:

• Associação de Travesti e Transexuais de Foz do Iguaçu Casa de Malhu
  • Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado PR – ACTEP
  • Associação do movimento cultural Afoxe Ogun Funmilaiyo – AMCAOF
  • Associação Nubia Rafaela Nogueira ALGBTI

Confira as entidades suplentes:

• Associação Brasileira de Pesquisadores/as negros/as – ABPN