As perícias, realizadas pelas juntas médicas do Paraná, vêm gerando um grande problema para os(as) servidores(as) do Estado. Com poucas unidades em funcionamento, o funcionalismo é obrigado a enfrentar viagens cansativas e que geram uma piora no quadro de saúde destes(as) trabalhadores(as).
Visando auxiliar aqueles(as) que buscam os serviços de perícia, a Secretaria de Saúde e Previdência da APP-Sindicato elaborou dois documentos para os(as) trabalhadores(as) utilizem ao passar por estes serviços. Os documentos contém informações para facilitar a perícia por parte do perito do estado, além de um requerimento para exigir que o Estado pague por viagens longas. No requerimento é abordado também sobre Código Internacional de Doença (CID) que podem agravar a saúde do(a) educador(a) em função de viagens de longas distâncias.
Segundo o secretario da pasta, Ralph Wendap, o governo ainda não cumpriu com seu compromisso de habilitar todas as unidades da perícia do estado, firmado ao fim da greve do funcionalismo.
“Houve o compromisso lá no final da greve, onde foi dito que seria efetuada a reposição das juntas médicas do interior do Paraná. Isto não está acontecendo e está piorando. Houve um compromisso anterior também da realização de concurso para novos médicos peritos, e não teve. Fazem mais de 20 anos que não é feito concurso para perito”, destaca Ralph Wendap.
Acesse aqui o modelo de laudo médico
Acesse aqui o modelo de Requerimento sobre deslocamento para perícia médica