APP-Sindicato convida funcionários(as) de escola para comemoração dos 11 anos do reconhecimento profissional APP-Sindicato

O evento será realizado de forma virtual, respeitando o isolamento social e protegendo a saúde dos(as) profissionais

Fundamentais no funcionamento de uma escola de qualidade, os(as) funcionários(as) de escola dedicam seu trabalho para auxiliar e educar os(as) estudantes, junto com professores(as), direções e comunidades escolares. Em homenagem, a APP-Sindicato reforça a importância desses profissionais no dia a dia da educação e promove uma grande celebração em homenagem a todos(as).

Em função do Dia dos(as) Funcionários(as) de Escola (7), o Sindicato, junto com o coletivo de Funcionários(as) da Educação, promoverá uma homenagem especial. A celebração será realizada de forma virtual, evitando a quebra de isolamento e garantindo a segurança de cada um dos(as) trabalhadores(as). A live ocorrerá na plataforma Zoom a partir das 17h. Além da plataforma de videoconferência, a APP-Sindicato disponibilizará a live nas páginas do youtube e Facebook.

A secretária de Funcionários(as) de Escola, Nádia Brixner, detalha que para fazer uma cerimônia mais participativa, os(as) direções de escolas contribuam liberando os(as) funcionários(as) para que estes(as) possam se organizar e em suas casas, fazendo lanches e se envolvendo com a comemoração.

Nádia enfatiza ainda que é importante lembrar do reconhecimento legal dos(as) funcionários(as) de escola como educadores(as), que foram contemplados com a data de comemoração, além do reconhecimento legal na Constituição Federal, no plano nacional da educação, na emenda 41 que instituiu o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e principalmente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no artigo 61.

“Isto é fundamental para que nós possamos conseguir fazer com que haja um reconhecimento social da importância dos funcionários de escola. Nós precisamos fazer com que a sociedade perceba que para o(a) professor(a) e o(a)estudante possam estabelecer uma relação pedagógica na escola, precisa de alguém abrindo o portão, acolhendo os(as) estudantes, fazendo sua matrícula na secretaria, tendo livros organizados na biblioteca, o atendimento nos laboratórios de informática, precisa de uma merenda preparada com qualidade e um espaço físico limpo e organizado. Sem isso a educação não acontece”, enfatiza a secretária, que aponta que sem o tripé, professor(a), funcionário(a) e estudante não existe uma educação de qualidade.

Confira aqui o convite para a celebração feito por Nádia Brixner:

Dia Nacional dos(as) Funcionários(as) de escola

Os(as) funcionários(as) de escola foram oficialmente reconhecidos(as) como Pofissionais da Educação a partir de 2009, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, professor Fernando Haddad, sancionaram a Lei Federal n. 12.014, que incluiu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) os(as) trabalhadores(as) de escola como educadores(as).

No Paraná, essa conquista deu origem a celebração do Dia do Funcionário de Escola, comemorado anualmente no dia 7 de agosto, desde 2010. A data foi instituída pela Lei n. 16.423, de autoria do deputado estadual Professor Lemos, que incluiu a celebração no calendário oficial do estado.

Confira o vídeo de homenagem da APP-Sindicato aos(às) Funcionários de Escola: