APP-Sindicato celebra 72 anos e recebe homenagem de estudantes

APP-Sindicato celebra 72 anos e recebe homenagem de estudantes

Sindicato comemora contribuição para a construção da história do Paraná e da educação pública no estado

Foto: APP-Sindicato

A comemoração dos 72 anos da APP-Sindicato, nesta sexta-feira (26), reuniu dirigentes, conselheiros, funcionários e contou com a homenagem de um coral formado por estudantes da rede pública. A cerimônia, realizada no auditório Professora Lirani Maria Franco, sede estadual da entidade, destacou o papel desempenhado pelo Sindicato na defesa da educação e da sociedade.

“A APP-Sindicato chega aos 72 anos cumprindo uma trajetória muito presente na história da educação pública do nosso estado. Nessas mais de sete décadas, faz uma luta de ampliação de direitos de professores e funcionários de escola e, ao mesmo tempo, uma defesa muito presente de uma escola pública que possa acolher a todos, que seja emancipadora, que educa para a liberdade, para a solidariedade, para contribuir com uma sociedade melhor”, disse o presidente, professor Hermes Leão.

A vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, professora Marlei Fernandes, que presidiu a APP-Sindicato entre 2008 e 2014, lembrou da contribuição do sindicato na construção do Paraná e da educação pública no estado. “A APP-Sindicato nasceu bem antes de existir a Secretaria de Estado da Educação (Seed). Aliás, a Seed foi uma cobrança nossa, para que o governo tivesse um departamento específico que cuidasse da educação. Então, é uma história muito bonita, muito importante e que traduz muito a resistência e a luta da educação paranaense e colabora com a defesa da educação em todo Brasil”, disse.

Antes do tradicional “parabéns para você”, a música ficou por conta do Coral do Colégio Estadual Eurides Brandão, do bairro CIC de Curitiba, que prestou uma homenagem ao sindicato. O grupo é formado por cerca de 40 estudantes e o projeto é coordenado pelas professoras Eliane Silva dos Santos, maestrina, e Claudia Pilon.

72 anos de lutas

Fundado em 26 de abril de 1947, como Associação dos Professores Paranaenses, o sindicato foi criado para reunir e defender a categoria em busca do reconhecimento do seu trabalho e da legitimidade da profissão.

Com os avanços conquistados pela união dos(as) trabalhadores(as), a organização cresceu e passou a representar além dos(as) professores(as) funcionários(as) de escola da rede pública estadual, também educadores das redes municipais de cidades onde não há sindicato.

Os sindicalizados contam diversos serviços, como assistência jurídica, esclarecimento de dúvidas, cursos de formação, convênios com planos de saúde, além de duas colônias de praia, casas de hospedagem nas principais cidades do estado e 29 núcleos sindicais espalhados por todo o Paraná.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU