O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, se reuniu nesta quarta-feira com procuradores/as do Ministério Público do Paraná (MPPR) para tratar de assuntos relacionados com a defesa dos direitos de professores(as) e estudantes da rede pública estadual. Processo seletivo simplificado (PSS), escolas cívico-militares e mudança na matriz curricular com redução da carga horária das disciplinas de humanas estiveram entre os temas abordados.
“Nós temos procurado dialogar e solicitado o apoio de todas as instituições no sentido de reforçar que o governo precisa respeitar os sindicatos dos servidores. Em qualquer democracia do mundo o sindicato é reconhecido como a entidade de defesa dos direitos das categorias, mas nós temos a compreensão de que esse direito está sendo desrespeitado pelo governo Ratinho Junior”, comentou Hermes.
De acordo com o presidente da APP-Sindicato, a gestão do secretário da Educação, Renato Feder, e do governo Ratinho Júnior, vem cometendo um conjunto de práticas antissindicais. Na avaliação do dirigente, essas iniciativas precarizam a educação pública e são incompatíveis com o regime democrático e a legislação brasileira. “Por isso, estamos mobilizando a categoria e atuando em todas as frentes possíveis para barrar esses retrocessos”, disse Hermes.
Dia 23: Assembleia Estadual
No próximo sábado (23), a partir das 9h, a APP-Sindicato realiza uma assembleia estadual extraordinária on-line. Os(as) educadores(as) vão deliberar novas ações buscando o atendimento das reivindicações da categoria, entre elas o novo calote da data-base anunciado neste mês pelo governador.
Credenciamento on-line
A opção de assembleia on-line é justificada pela pandemia do novo coronavírus, que impede a realização de eventos com aglomeração de pessoas. Para participar, é preciso fazer um cadastro prévio no endereço https://appsindicato.org.br/assembleia.
Para efetivar o acesso, é preciso informar o RG para criar um login e uma senha. A assembleia será realizada através da ferramenta de videoconferência. O(a) educador(a) receberá o link de acesso no e-mail utilizado no cadastrado.